Recondução de Rosa Campizes como Diretora dos Serviços de emigração da DGACCP


O Governo reconduziu Rosa Campizes como Diretora de Serviços de Emigração, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). É por ela que passam todos os projetos de apoio às associações portuguesas no estrangeiro.

O despacho foi publicado esta manhã no Diário da República, assinado pelo Diretor do Departamento Geral de Administração, Jorge Lobo de Mesquita. Rosa Campizes completou o período de três anos de Comissão de serviço, que vem exercendo desde 2013.

Considerando que “a renovação da Comissão de serviço dos titulares de cargos de direção intermédia depende da análise circunstanciada do respetivo desempenho e dos resultados obtidos, tendo por referência o relatório de demonstração das atividades prosseguidas e dos resultados daí decorrentes” a DGACCP considerou que houve “bom desempenho e resultados obtidos”.

O Despacho produz efeitos a partir de 25 de junho de 2025, por mais três anos.

Rosa Campizes tem 61 anos, é licenciada em História e Pós-graduada em Ciências Documentais, variante de Arquivo, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Passou pelo Ministério da Educação entre abril de 1994 e janeiro de 2000, data em que integrou a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), primeiro na Divisão de Ação Cultural da Direção de Serviços de Ação Externa. Depois passou a Chefe de Divisão de Ação Cultural, Chefe de Divisão de Apoio Cultural e Associativismo, Chefe de Divisão de Apoio Cultural e Associativo, e finalmente Diretora de Serviços de Emigração.