Retenção na fonte (Prélèvement à la source)

A retenção na fonte, entrou em vigor em França a 1 de janeiro, e continua a trazer muitas interrogações e incertezas. Este novo método de pagamento fiscal, aplica-se a quase totalidade dos países ocidentais, e traduz-se pela coleta direta do imposto nos rendimentos mensais, contrariamente ao que acontecia antes (só eram coletados um ano depois).

Este modo de coleta permite ajustar automaticamente a taxa de imposição as variações dos rendimentos e evitar assim, dificuldades encontradas, por exemplo, em caso de alteração da situação financeira (desemprego, reforma…)

Praticamente todo o tipo de rendimentos fazem objeto desta reforma: salários, reformas, independentes, rendimentos prediais recorrentes, assim como os fundos de substituição (fundo de desemprego)

 

1. Tenho de continuar a fazer a minha declaração de impostos?

Atenção, a retenção na fonte não o invalida da obrigação de fazer a sua declaração de impostos, todos os anos, na primavera, relativamente ao ano anterior. Esta declaração terá vários objetivos: reajustar o imposto coletado no ano seguinte, integrar os créditos de imposto, rendimentos excecionais entre outros, de forma a que as finanças possam reembolsar ou reclamar o imposto em falta.

 

2. Qual é o impacto no salário mensal?

Para saber como o seu salário será impactado mensalmente pela retenção na fonte, o site impots.gouv.fr propõe um simulador que permite calcular o montante mensal que será coletado. Para isso só terá de indicar o seu salário, e a sua taxa de imposição. O site indicará assim o montante a coletar, e que só terá de deduzir do seu salário atual.

 

3. Ainda se pode alterar a taxa de imposição?

Mesmo se este novo modo de coleta já entrou em vigor, ainda é possível mudar a sua taxa de imposição. Esta taxa que foi escolhida aquando da sua última declaração de impostos, está visível no seu espaço fiscal, na área «Gérer mon prélèvement à la source» no site dos impostos.

 

L’Services – Balcão Único do Emigrante

37 rue des Martyrs de la Résistance

69200 Vénissieux

Infos: 07.77.99.37.77

www.lservices.fr

www.facebook.com/clserviceslyon