Reunião de três dias do CCP/Europa terminou ontem

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Os membros do Conselho Regional da Europa do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) reuniram em Lisboa e um dos assuntos abordados foi o Cartão do Cidadão.

Os atrasos na renovação dos Cartões de cidadão foi um dos exemplos avançados pelo Presidente cessante do CCP/Europa. Pedro Rupio destacou os 35 mil Cartões de Cidadão renovados em todo o mundo, no ano passado, e afirma que poderiam ser muitos mais…

“Um dos dados relevantes é o número de cartões do cidadão que foram renovados online de 2020 até 2022, são cerca de 35.000 em todo o mundo dos quais cerca de 30.000 na Europa e a constatação de todos é que é um número muito baixo porque é um documento muito importante, um documento que procuramos todos, na diáspora, renovar com alguma frequência” disse Pedro Rupio à RDP internacional. “Face a este número, é sinal que ainda há muito por fazer a nível de comunicação dessa ferramenta e não se compreende que, desde que estamos a martelar sobre este aspeto há já uns anos, que as coisas não tenham evoluído mais rapidamente”.

Paulo Cafôfo diz que ouviu os Conselheiros para melhor resolver os problemas.

Os Conselheiros lamentaram também ao Secretário de Estado das Comunidades sobre a ausência de dados sobre o ensino de português no estrangeiro, no relatório anual do Observatório da Emigração.

Paulo Cafôfo registou e espera que no próximo ano estes dados constem no documento que analisa a emigração portuguesa no mundo.

“Foi algo que eu também já adverti para que no próximo ano não aconteça porque não faz sentido esta ausência dos dados da língua portuguesa – até porque são positivos, como podemos constatar, tem havido uma evolução positiva e portanto, a avaliação no Observatório, sendo a fotografia sobre a emigração, deve obviamente conter dados sobre o ensino do português” assume Paulo Cafôfo.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]