Reuniu o Conselho Consultivo da área Consular de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O Conselho consultivo da área consular de Paris reuniu no sábado passado, convocado pelo Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, que estava acompanhado pelo Cônsul Geral Adjunto Filipe Ramalho Ortigão e pelo Adido Social Miguel Costa.

Um dos assuntos mais abordado foi o dos tempos de espera para obter uma marcação no posto consular. O Cônsul-Geral congratulou-se com os 5 novos funcionários que estão em fase de recrutamento para o Consulado, mas explica que só estarão operacionais daqui por dois meses. Carlos Oliveira diz que o Consulado de Paris já teve 90 funcionários, agora entre Paris, Nantes, Orleães, Lille e Tours, tem cerca de 50, e, por conseguinte, os 5 reforços que aí vêm não chegam ainda para repor normalidade nos prazos de atendimento.

Até lá, a situação de pandemia também prejudicou bastante o serviço consular, explicando que em 50 funcionários, 11 estiveram simultaneamente de baixa médica. Por isso, não é de excluir que o Cônsul-Geral tenha de pedir reforço pontual para diminuir os tempos de espera demasiado longos para, por exemplo, renovar um Cartão de Cidadão.

A queixa constante de que os Consulados não respondem aos telefonemas deve ficar solucionada com a entrada em funcionamento, nos próximos meses, do Centro de atendimento consular (CAC) de Alfandega da Fé, que vai passar a atender os telefones de todos os Consulados portugueses em França.

Só o Consulado Geral de Portugal em Paris recebe cerca de 260.000 chamadas telefónicas por ano, mas apenas 15% estão a ser atendidas. O objetivo anunciado pelo Governo é que todos os telefonemas possam encontrar interlocutor.

Mas o CAC vai passar a responder também aos correios eletrónicos enviados para o Consulado – cerca de 200 a 300 mails por dia, segundo o Cônsul Geral Adjunto, que têm tido em média uma resposta em 48 horas. Este vai ser um trabalho que deixará de ser feito em Paris e aliviará mais os serviços.

O Conselho Consultivo levantou ainda a questão da demora no atendimento para entrega de Cartões do Cidadão, mas Filipe Ramalho Ortigão respondeu que a maior parte dos utentes prefere receber diretamente o Cartão do Cidadão em casa, pelo correio, por um acréscimo de apenas 9 euros, mas sem a necessidade de se deslocar ao posto consular.

Desta vez, ainda não existem elementos comparativos do número de atos consulares, mas Filipe Ramalho Ortigão explicou aos membros do Conselho consultivo que já têm sido ultrapassados os números anteriores à pandemia, e Paris continua a ser um dos postos com mais atos consulares em todo o mundo, com cerca de 1.000 Cartões de Cidadão por semana!

Interrogado pelos membros do Conselho Consultivo, o Cônsul-Geral Carlos Oliveira prometeu fazer uma campanha de informação para explicar como funciona a Chave móvel digital, que permitirá a muitos utentes de fazerem alguns atos consulares a partir de casa, nomeadamente o de, em muitos casos, renovar o Cartão do Cidadão.

O Adido Social Miguel Costa – agora regressado a Paris depois de ter estado em funções de Vice-Cônsul em Toulouse – fez o ponto da situação sobre o pedido de apoios à Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP): 18 associações apresentaram 42 projetos, sendo que 4 dessas associações não tinham apresentado candidaturas nos últimos anos. O total de financiamento solicitado ultrapassa o montante global dos apoios atribuídos no ano passado.

A Coordenadora do ensino português em França – com assento inerente no Conselho consultivo – fez um ponto da situação sobre o impacto da pandemia nos cursos de português no ensino primário – que são da responsabilidade do Instituto Camões – anunciou a abertura de uma Secção internacional de português em Corbeil-Essonne (91) e a realização de um encontro de Cátedras de português em França, por ocasião dos 20 anos da Cátedra de Lindley Cintra, em Nanterre.

Adelaide Cristóvão anunciou também uma campanha de promoção do ensino da língua portuguesa junto dos anos de CM2 e de 6ème, realizada em parceria com o Ministério francês da Educação.

Finalmente, apresentou também três projetos que a Coordenação de ensino português está a desenvolver no quadro da Temporada França-Portugal.

Participaram no Conselho Consultivo da área consular o dirigente associativo de Nantes Manuel Ferreira, a radialista de Reims Fátima Sampaio, a representante da associação AGRAFr Ana Rita Furtado, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) Carlos Vinhas Pereira, o Diretor geral da Rádio Alfa Fernando Lopes, o Diretor do LusoJornal Carlos Pereira e o Padre Nuno Aurélio, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Nesta reunião, foi efetuada uma substituição: a de Mário Castilho, que se mudou para o sul da França, pelo atual Presidente da Associação portuguesa cultural e social de Pontault-Combault, Cipriano Rodrigues. Não puderam participar na reunião o Diretor Geral da France Invest, do grupo Alves Ribeiro, Miguel Góis, a Delegada da associação Cap Magellan Luciana Gouveia, a empresária Beatriz Peixoto de Rouen e a médica Maria João Santiago Ribeiro, de Tours.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]