“Rusgas Minhotas” em Bron reuniram centenas de dançarinos e festeiros

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]



No sábado dia 21 de outubro, a associação “Colombe de La paix” de Bron, na região de Lyon, organizou a segunda edição das “Rusgas Minhotas”. O Espaço Albert Camus da Sala de Festas de Bron, acolheu durante cerca de 8 horas, centenas de dançarinos vindos de várias cidades limítrofes de Lyon, mas também de Saint Etienne, Dijon, Grenoble, Clermont-Ferrand e Mâcon.

Este ano, o “Padrinho” deste evento muito popular em terras do Minho, foi Nelson Costa e o amigo Filipe Pedroga, que apresentaram o seu reportório musical, associando-se depois a outros acordeonistas presentes neste dia de festa minhota.

“As Rusgas consistem em dançarmos, em sincronia e sintonia, as nossas danças. Por vezes podemos ser, entre músicos e dançarinos, cento e cinquenta pessoas, a tocarem, cantarem e dançarem ao mesmo ritmo e comungando da mesma alegria das nossas tradições do norte de Portugal” explicou António, que participava no evento, vindo propositadamente de Grenoble. “Todos podem dançar nas Rusgas, mas nem todos podem dançar num grupo de folclore, isto é, com trajes e todos os códigos de dança e cantares, a terem de ser respeitados. Aqui há mais ou menos três passos diferentes, e depois é só sincronizarmos os passos entre todos os presentes, fazendo uma grande roda de dança ao som de vários músicos de concertina, bombos e outros instrumentos”.

Estiveram presentes elementos dos grupos de folclore da região, como por exemplo Estrelas do Minho, Grupo folclórico de Jons, Os Portugueses da Loire, Os Moutards de Lyon, Os Amigos da Borga de Grenoble, Estrelas do Minho de Lyon 6 e Casa da Barca de Neuville, entre outros.

“Nós abrimos as nossas portas pelas 7 horas da tarde e podemos acolher todos os convidados. Houve muita gente que veio de longe” explicou Isolina Santos, uma das responsáveis da associação organizadora. “Servimos bebidas bem portuguesas e também vários petiscos. Foi uma noite muito além das nossas expectativas, pois não esperávamos tanta gente. Foi muito bom”.

As próximas atividades da associação já estão agendadas. Trata-se do S. Martinho no dia 11 de novembro e a Noite das Bruxas no dia 4. Os dois eventos terão lugar na sede da associação, em Bron. Também foi comunicado ao LusoJornal que o “tradicional” Festival de folclore desta associação está agendado para 6 de julho de 2024.

A sonorização das Rusgas deste ano esteve a cargo de Filipe Ribeiro e da sua equipa de som.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]