LusoJornal | Jorge Campos

S. Martinho festejado em Lyon e arredores

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No fim de semana de 13 e 14 de novembro, na região do Grand-Lyon, o movimento associativo português festejou, com vários eventos, o S. Martinho e os Magustos.

Durante o serão de sábado, dia 13, as associações portuguesas de Caluire e de Brignais, entre outras, convidaram os seus aderentes e amigos a partilharem “a boa castanha assada” que tinha chegado de Portugal. Pratos regionais e outras especialidades culinárias deliciaram todos os convivas.

No domingo, 14 de novembro, em Ste. Consorce, durante a tarde, a associação ACRJPLO convidou toda a população da localidade para partilhar estes momentos de festa tradicional que são os Magustos.

“Estou muito contente, pois dentro de pouco tempo faria dois anos que as atividades da associação tinham parado, e já estávamos com grandes saudades de reviver estes momentos de partilha e de amizade. Espero que daqui para a frente tudo isto volte ao normal”, disse António Monteiro, aderente da associação.

Durante cerca de três horas, a população pode partilhar as castanhas assadas vindas da região da Guarda e também a jeropiga e os enchidos desta região. “Estamos a prever que no dia 18 de dezembro – já temos a sala reservada – organizaremos o nosso jantar de fim de ano para todos os sócios, e os amigos da associação, com a presença de DJ Coconuts, e a passagem de um artista surpresa, além da passagem do Pai Natal para os mais pequenos”, disse o Vice-Presidente Luís de Almeida. “Quero anunciar também que para o mês de janeiro, faremos uma Assembleia geral, de onde sairá também uma nova Direção”, concluiu Luís de Almeida.

A ACRJPLO é uma associação familiar que se situa em Ste Consorce, na região do oeste de Lyon, onde a Comunidade portuguesa é essencialmente originária das Beiras.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]