US Créteil/Lusitanos

Saint Maur vai inaugurar este sábado a Praça Leiria – Armando Lopes

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

No quadro do 40° aniversário da geminação entre Leiria e Saint-Maur-des-Fossés, uma delegação portuguesa desloca-se a França no próximo fim de semana, para participar na Feira Medieval e vai ser inaugurada a praça Leiria – Armando Lopes.

Armando Lopes é empresário de Leiria, radicado desde os anos 60 na região de Paris. Tem várias empresas, uma delas é a Rádio Alfa e também é o Presidente do clube de futebol Créteil/Lusitanos.

Armando Lopes já tem uma rotunda em Créteil com o seu nome, precisamente entre a sede da holding que dirige e o estádio Duvauchelle, onde joga o Créteil/Lusitanos. Foi inaugurada em 2016, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa que estava na altura a comemorar o 10 de junho em Paris.

Segundo o site oficial da rádio Alfa, a delegação de Leiria que se desloca a França integra o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, a Vereadora sem pelouro Branca Matos e o Presidente da Junta de Freguesia de Milagres, Mário Gomes, assim como dois antigos ativistas da geminação entre as duas cidades: Vítor Lourenço e João Marques da Silva.

A comitiva portuguesa chega na sexta-feira 13 de maio e logo nessa noite, às 21h00, assiste a um concerto de Fado comemorativo dos 105 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, precisamente no distrito de Leiria, com os fadistas Lizzie, Manuel Miranda e Lúcia Araújo. O concerto, organizado pela rádio Alfa, vai ser transmitido em direto pela estação portuguesa, a partir da Igreja Saint-François de Sales. A entrada é gratuita.

Durante o fim de semana, Leiria marca presença na “Fête Saint Maur Médievale”, que decorre na Villa Bourrières, com demonstração de cerâmica.

Uma exposição com fotografias de Leiria vai estar patente ao público à volta do Hôtel de Ville de Saint-Maur e no sábado à tarde vai ter lugar um jogo amigável de futebol entre os US18 Leiria e os US18 Lusitanos de Saint-Maur, clube que Armando Lopes já presidiu durante muitos anos, mas agora é presidido por Mapril Baptista.

A inauguração da “Praça Leiria – Armando Lopes” vai ter lugar no sábado, às 19h00, precisamente por detrás da igreja Saint-François de Sales (4 avenue du Maréchal Lyautey).

Situada a sul de Paris, Saint-Maur-des-Fossés tem mais de 75.000 habitantes e assinou protocolos de geminação com 8 outras cidades espalhadas pelo mundo. Para além de Leiria, em Portugal, está também geminada com Ziguinchor no Senegal, La Louvière na Bélgica, Rimini na Itália, Hameln e Pforzheim na Alemanha, Bognor-Regis no Reino Unido e Ramat-Hasharon em Israel.

Por seu lado, Leiria assinou Protocolos de Geminação com Tokushima (Japão, 1969), Setúbal (Portugal, 1982), Saint-Maur-des-Fossés (França, 1982), Maringá (Brasil, 1982), Olivenza (Espanha, 1984), Rheine (Alemanha, 1996), Halton (Reino Unido, 1997), Olavarria (Argentina, 1992), Quint-Fonsegrives (França, 2013) e Penglai (China, 2014).

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]