Saúde: A importância da vitamina D

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, podendo ser obtida pela alimentação (20%) ou através da exposição solar (80%). É formada a partir de duas provitaminas, uma de origem vegetal e outra de origem animal, que são respetivamente convertidas nas formas D2 e D3, ainda sem atividade biológica.

Estas necessitam de ser duplamente hidroxiladas, no fígado e nos rins, para dar origem à forma biologicamente ativa da vitamina D. É um nutriente essencial, cuja principal função é ajudar na absorção do cálcio nos intestinos, na sua deposição nos ossos e no controlo de níveis de cálcio no sangue.

Desempenha funções ao nível do sistema imunitário e está implicada na fertilidade feminina e masculina, tendo um efeito regulatório positivo no processo reprodutivo, na síndrome dos ovários poliquísticos, na endometriose e na qualidade do fluído seminal.

A deficiência de vitamina D é muito frequente, com aproximadamente 40% dos indivíduos europeus a apresentar níveis inferiores aos recomendados, e constitui um fator de risco para o desenvolvimento de várias patologias crónicas e infeções.

É através da ligação ao seu recetor que a vitamina D exerce a sua função enquanto hormona, na forma de calcitriol. Após a ligação, o recetor tem capacidade de interagir com o genoma e regular a expressão de múltiplos genes, influenciando vários processos fisiológicos.

Se tem dúvidas sobre o índice de vitamina D, já é possível fazer um teste genético em Portugal.

Dra. Helena Cid

Nutricionista

Heartgenetics

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]