Saúde: Compreender a Fibromialgia

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A compreensão das causas da Fibromialgia em que baseamos o Programa MyFibromyalgia® recebeu reconhecimento ao mais alto nível científico: um artigo original da nossa equipa foi subscrito por um vasto número de investigadores internacionais e publicado numa revista de prestígio.

Este artigo assenta numa profunda e apurada revisão de toda a investigação científica disponível e foi sujeito à revisão crítica pelos mais destacados investigadores da atualidade na área da Fibromialgia.

O modelo agora proposto, combina, de forma harmoniosa, as observações recolhidas sobre esta doença numa variedade de campos de investigação. As alterações cerebrais que estão na base da amplificação da dor estão bem consolidadas como um dos mecanismos principais da Fibromialgia e não são, aqui, questionadas.

Contudo, oferecemos a primeira explicação plausível para a sua origem: elas serão o resultado de uma ativação permanente do chamado salience network do cérebro. Trata-se de uma estrutura responsável pela identificação e resposta imediata a tudo que possa representar um risco ou ameaça: física ou psicológica, real ou imaginada.

Uma vez ativado, o salience network põe em marcha uma resposta complexa, cujo objetivo primário é garantir a sobrevivência da pessoa, e que inclui entre muitas outras manifestações, o aumento da frequência cardíaca, a inibição do sono e a contratura muscular. Estas reações justificam por sua vez as dores e o cansaço tão característicos da fibromialgia, ao mesmo tempo que agravam o stress. Constitui-se, assim, um circulo vicioso de dor, cansaço e tensão nervosa de que o doente sai “esmagado”, a menos que compreenda e aprenda a gerir estes mecanismos.

O modelo argumenta solidamente a necessidade de uma abordagem holística da pessoa afetada por fibromialgia, cuidando das diversas vertentes em jogo, com destaque para as dimensões afetivas: a relação emocional do doente consigo próprio, com a vida e com a fibromialgia.

Professor Dr. José António Pereira da Silva

Reumatologista

Diretor de MyFibromyalgia


[pro_ad_display_adzone id=”46664″]