Saúde: Mama Masculina / Ginecomastia

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

As mamas excessivamente grandes provocam problemas de autoestima significativos nos homens. Muitos nem conseguem despir-se na praia com complexos do tamanho das suas mamas.

A ginecomastia é o aumento benigno, temporário ou permanente da glândula mamária no homem. Ao contrário da mulher, no homem o desenvolvimento da glandular não acontece, assim, a mama masculina dita “normal” é formada de tecido gorduroso e uma incipiente glândula mamária.

As situações em que o aumento mamário ocorre só à custa do aumento da gordura correspondem a uma falsa ginecomastia ou pseudoginecomastia.

Verifica-se que, numa importante percentagem da população masculina (35%), a glândula mamaria acaba por se desenvolver. Os picos de aumento mamário ocorrem na adolescência (64%) e nos idosos (40 a 60%). A ginecomastia pode relacionar-se com situações fisiológicas, com doenças, com fármacos e também pode ser idiopática, ou seja, não ter uma causa aparente.

Não está (ao contrário do que muitos homens temem) associada ao risco aumentado de cancro da mama no homem.

Em qualquer uma das situações, o que se verifica é uma alteração hormonal (aumento das hormonas femininas ou diminuição das hormonas masculinas) em circulação. Devido à diversidade de causas, a avaliação médica destes pacientes deve ser abrangente.

Salvo os casos em que se identifica uma causa tratável com medicamentos, a resolução da ginecomastia é cirúrgica. A técnica vai depender do volume da mama e da presença ou não de excesso de pele. Quanto maior a mama e maior o excesso de pele maiores serão as cicatrizes.

Dra. Ana Silva Guerra

Cirurgiã plástica

Clínica ASG, em Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]