Saúde: Minoxidil, para que serve e quais são os efeitos secundários?


A alopecia é uma doença para a qual, ao longo da história, foram procuradas inúmeras soluções. Desde tratamentos caseiros a medicamentos, passando pelos tratamentos mais avançados, como os transplantes capilares pela técnica FUE. Sem dúvida, a calvície é uma preocupação muito comum, tal como a forma mais comum de alopecia, a alopecia androgénica, que atinge, em algum momento das suas vidas, até 80% da população masculina em Espanha.

Continue a ler para saber mais sobre um dos tratamentos farmacológicos mais conhecidos para combater a alopecia androgénica, tanto em homens como em mulheres: o Minoxidil.

.

O que é o Minoxidil?

O Minoxidil é um medicamento anti-hipertensivo que foi inicialmente utilizado para combater problemas de tensão arterial. Embora se tenha descoberto que não era muito eficaz para este fim, observou-se um efeito secundário relevante: o fortalecimento dos cabelos existentes e a estimulação do crescimento de novos cabelos, graças ao seu efeito vasodilatador. Iniciou-se então uma investigação e concluiu-se que, em alguns casos, o Minoxidil é positivo para melhorar a saúde do cabelo.

Como é que este medicamento deve ser utilizado?

Se o seu médico especialista lhe prescreveu um tratamento com Minoxidil, seja para aplicação tópica ou oral, deve seguir as suas indicações para obter os melhores resultados. Não se esqueça de que é muito importante ser consistente, porque a interrupção do tratamento pode causar uma diminuição da densidade do cabelo e parar a produção de novos cabelos. Além disso, a aplicação correta, no caso do tratamento tópico, é fundamental para obter os melhores resultados.

Para que é utilizado o Minoxidil?

A sua principal função é manter e fortalecer o cabelo, e não o restaurar. Para este último caso, existe apenas uma solução: o transplante capilar.

Perante os problemas de alopecia, é sempre aconselhável consultar um médico especialista que identificará as causas e prescreverá um tratamento adequado. Dependendo do tipo e do grau de alopecia, podemos aplicar medicamentos como o próprio Minoxidil ou a Finasterida ou a Dutastarida, bem como tratamentos capilares como a mesoterapia capilar, o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ou o laser de baixa frequência. Para além disso, a combinação destes tratamentos melhora a eficácia, uma vez que se complementam.

Como é que o Minoxidil funciona?

Como dissemos anteriormente, o Minoxidil tem um efeito vasodilatador, pelo que favorece o fluxo sanguíneo que alimenta os folículos. Isto permite que o cabelo cresça mais forte.

Em que casos pode ser utilizado?

É mais eficaz nas fases iniciais da queda de cabelo e em pessoas com menos de 40 anos que começaram a perder cabelo recentemente. É preciso não esquecer que, se já sofre de calvície, o Minoxidil não ajudará a repovoar as zonas sem cabelo, nem evitará que a linha do cabelo se torne mais pronunciada. Será sempre o médico especialista que determinará em que caso um tratamento deste tipo é adequado.

Os resultados são duradouros?

Uma vez iniciado o Minoxidil, deve assumir que, para manter os resultados, o tratamento será contínuo. Se parar, passados 3 ou 4 meses estará de volta ao ponto de partida. É por isso que deve estar empenhado em ser consistente e tratá-lo como parte da sua rotina diária de cuidados capilares.

Quanto tempo é que o Minoxidil demora a fazer efeito?

Começará a notar mudanças após 5-6 meses, desde que siga as orientações do seu médico. Tenha em conta que na primeira fase pode ocorrer uma queda de cabelo intensa, mas não deve preocupar-se com isso e não deve interromper o tratamento porque esta queda parcial de cabelo faz parte do processo.

Quem pode utilizar o Minoxidil para travar a queda de cabelo?

Qualquer pessoa que sofra de alopecia androgenética numa fase inicial, de preferência com menos de 40 anos. O Minoxidil 5% recomendado para os homens e 2% para as mulheres. Não é recomendado durante a gravidez ou a amamentação, e só é útil para a alopecia de causa hormonal e genética. Por outras palavras, não será útil para a alopecia cicatricial, por exemplo.

.

Efeitos secundários do Minoxidil

Quais são os efeitos secundários do Minoxidil?

O Minoxidil, em alguns casos, pode ter os seguintes efeitos secundários:

– Dor de cabeça, como consequência da vasodilatação.

– Em alguns casos, hipertricose, ou seja, o aparecimento de pelos em zonas dependentes de hormonas, sobretudo nas mulheres (patilhas, queixo) e também nos homens (barba, braços).

– Problemas cardiovasculares raros.

– Na aplicação tópica, pode ocorrer aumento da seborreia, sensibilidade local (com vermelhidão considerável) ou dermatite.

Não se esqueça de seguir as recomendações do seu médico; aplicar ou tomar mais Minoxidil do que o prescrito não trará resultados mais rápidos. No entanto, pode aumentar a probabilidade de efeitos secundários.

Se sentir tonturas, dores no peito, ritmo cardíaco acelerado, dificuldades respiratórias, inchaço em qualquer parte do corpo, aumento de peso, irritação, comichão ou ardor no couro cabeludo que não desaparece e é grave, consulte o seu médico o mais rapidamente possível.

Então, até que ponto o Minoxidil é bom?

É certamente uma opção eficaz para travar a queda de cabelo, cujos efeitos secundários são compensados pelos resultados.

O Minoxidil pode tornar-te careca?

A resposta é não, o Minoxidil não provoca alopecia. Este mito sobre o Minoxidil pode ter a sua origem no efeito de queda que ocorre no início do tratamento. A razão para esta queda é o facto de o medicamento poder acelerar a queda de cabelo ao encurtar a fase de repouso. Mas não se assuste, pois isto é completamente normal e faz parte do processo de renovação do cabelo.

O que acontece se eu parar de usar o Minoxidil?

Como dissemos anteriormente, se quiser obter resultados duradouros, tem de se comprometer com o tratamento. Se parar, tem de assumir que voltará à estaca zero, uma vez que perderá os benefícios capilares acumulados enquanto estava a seguir o regime.

Como é que o Minoxidil é aplicado?

Existem duas formas: por via tópica, diretamente no couro cabeludo, utilizando um spray, um roll-on, uma pipeta ou uma seringa, ou por via oral, sob a forma de comprimidos.

Na forma tópica, Minoxidil 5% deve ser utilizado duas vezes por dia. Aplicar a quantidade adequada na zona afetada e espalhar o produto com os dedos. Lembre-se de não lavar o cabelo durante pelo menos 4 horas após a aplicação e evite secá-lo com o secador. Lave bem as mãos após a aplicação e tenha em atenção que pode manchar um pouco os lençóis.

São frequentes os casos em que os doentes só o utilizam à noite devido ao efeito estético desagradável que tem nos cabelos (como se tivessem excesso de óleo). No entanto, este facto reduz o efeito terapêutico.

A dose para a via oral dependerá do sexo, do tipo e padrão da alopecia, de outros tratamentos médicos que o doente esteja a fazer e das particularidades do próprio doente. Por outras palavras, deve ser um tratamento personalizado. Como referência, são habitualmente utilizadas doses de 0,25 a 2 mg por dia para as mulheres e de 2,5 a 5 mg para os homens.

O Minoxidil é melhor do que um transplante capilar?

Não é que seja melhor ou pior, apenas não cumpre a mesma função. O Minoxidil não substitui em caso algum o transplante, apenas mantém e fortalece o cabelo. No entanto, o transplante permite recuperar definitivamente o cabelo perdido nas zonas afetadas pela alopecia.

Assim, pode ser um bom complemento ao transplante, que também pode ser combinado com um tratamento capilar como os mencionados acima (mesoterapia, PRP, laser de baixa frequência). O seu médico determinará qual a opção mais adequada para o seu caso.

Se está interessado em possíveis alternativas ao Minoxidil, provavelmente já procurou por remédios caseiros para a alopecia. A cultura popular, mais antiga do que muitas descobertas da investigação, tem tentado encontrar as suas próprias soluções para a calvície durante séculos. A realidade é que não existem provas de que truques como aplicar óleo de amêndoas ou chá verde sejam efetivamente úteis, embora possam, em alguns casos, ajudar a nutrir o cabelo. O que sabemos que é bom para a saúde do cabelo é estimular o couro cabeludo com massagens suaves, utilizar produtos capilares de qualidade, consumir alimentos com biotina e, de um modo geral, ter uma dieta saudável. Mas, em caso algum, estas medidas irão parar a alopecia.

Para qualquer problema capilar, o melhor é contactar uma equipa especializada como a da Insparya, que avaliará em pormenor a saúde do seu cabelo para determinar o tratamento mais adequado.

Que precauções especiais devo tomar?

No caso do Minoxidil tópico, evitar o contacto com os olhos, nariz e boca. Não coloque mais nada na zona onde o aplica (ligaduras, pensos, loções), exceto se o seu médico lhe der instruções nesse sentido. Se o ingerir, não se preocupe com a absorção dos alimentos, pois esta não interfere com o seu efeito. Além disso, lembre-se que cada tratamento é adaptado às necessidades do doente, pelo que não deve ser partilhado.

Se notar algum dos efeitos secundários acima descritos, consulte um médico o mais rapidamente possível. Deve também efetuar controlos regulares para que o especialista possa verificar se a evolução é a esperada.

O que devo fazer se me esquecer de uma dose?

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Tome-a ou aplique-a quando se lembrar. Se estiver próximo da hora da segunda dose do dia, então tome essa dose mais cedo, mas não tome duas doses de uma só vez.

Como devo guardar ou deitar fora este medicamento?

Mantenha-o no seu recipiente, bem fechado, fora do alcance das crianças e longe do calor e da humidade. Por outras palavras, a casa de banho não é um bom local para o Minoxidil tópico. Se quiser desfazer-se dele, quer seja em cápsulas ou em líquido, leve-o à sua farmácia, onde ele será tratado de forma responsável.

Comentários sobre Minoxidil

As pessoas que seguem um tratamento com Minoxidil referem frequentemente que notaram uma grande mudança no seu cabelo, tanto homens como mulheres que são constantes e ultrapassam os 4 meses de tratamento. A melhoria da densidade, da espessura e da vitalidade são relevantes. No entanto, alguns pacientes mencionam uma certa vermelhidão do couro cabeludo, comichão ou picadas, especialmente se for aplicado em formato de loção, porque inclui álcool que gera irritação e secura. Estes incómodos melhoram normalmente com o tempo.

Se tem mais dúvidas sobre o Minoxidil ou quer saber se se adequa à sua situação, contacte já a Insparya. Os nossos especialistas estudarão o seu caso e dir-lhe-ão qual o melhor tratamento para melhorar a saúde do seu cabelo.

.

Dr. Carlos Portinha

Médico

Diretor clínico do grupo Insparya