Saúde: O que é a síndrome de congestão pélvica?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A síndrome de congestão pélvica é caracterizada pela presença de veias dilatadas, alongadas e tortuosas na região da pelve.

A dor intensa e que se prolonga no tempo (mais de seis meses) resulta da dilatação das veias do útero, vulva e ovários, bem como do fluxo de sangue que se move em sentido contrário – devido à incompetência das válvulas venosas.

.

Diagnóstico de Varizes Pélvicas

Na observação clínica há alguns sinais que evidenciam a presença desta síndrome, nomeadamente a presença de varizes vulvares e vaginais, bem como na face interna da coxa e virilhas, ou nas nádegas.

Para o diagnóstico é, porém, importante a exclusão de outras causas, uma vez que não há sintomas exclusivos da síndrome de congestão pélvica.

O Eco-Doppler pélvico é um exame de primeira linha que permite evidenciar a presença de varizes pélvicas. Muitas vezes, revela-se necessário realizar um Eco-Doppler por via transvaginal, uma vez que estas varizes são difíceis de estudar através do abdómen.

É quase sempre necessário complementar este estudo com outros meios complementares de imagem, não invasivos, tais como a angio-ressonância ou angio-TAC.

Estes exames podem envolver a injeção de meios de contraste. Permitem identificar eventuais zonas de estenose (aperto) nos eixos venosos, bem como os vasos envolvidos no processo de refluxo. No fundo, perceber a origem das varizes pélvicas e estimar o seu contributo para o quadro clínico (queixas sentidas e varizes observáveis exteriormente).

Professor Doutor Sérgio Sampaio

Cirurgião vascular

Allure Clinic, Porto

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]