Saúde: O que é o suor?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O suor é uma forma de expulsar os produtos residuais e outros materiais sem utilidade do organismo, mas é também, e fundamentalmente, uma forma de regular a temperatura corporal.

O suor é a forma mais rápida e eficiente de controlar a temperatura interna do corpo, que precisa ser mantido na faixa dos 36,5ºC. Quando se origina um sobreaquecimento do organismo, devido a vários fatores como esforço físico, alterações hormonais e emocionais, os termorrecetores espalhados pelo corpo transmitem um alerta ao hipotálamo (região central do cérebro), que aciona vários mecanismos para refrescar o corpo, como a transpiração (suor).

Ao suar, o corpo expulsa o excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente. Então, por meio do suor, o corpo consegue se refrescar reduzindo a temperatura, contribuindo para a manutenção da temperatura corporal.

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. No corpo há cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas distribuídas em todas as regiões, sendo que a maior parte delas se localiza no rosto, palma das mãos, planta dos pés e nas axilas.

O corpo quente cede energia, na forma de calor, às partículas de água que formam o suor. Ao chegar à pele, parte do suor evapora e o calor que estava dentro do organismo se dissipa no ambiente. Este é formado basicamente por água (99%) e sais minerais, como sódio e potássio.

Tanto as glândulas écrinas quanto as apócrinas produzem um suor inicialmente sem odor. Porém, devido à ação de bactérias presentes na pele, como a espécie Corynebacterium, as gorduras presentes no suor das glândulas apócrinas são digeridas e transformadas em ácidos voláteis, que apresentam odor forte e desagradável.

É muito importante estar bem informado em relação aos componentes que um desodorizante/antitranspirante deve de conter na sua composição, de modo a optar por produtos que vão ao encontro das necessidades de cada pessoa.

Os desodorantes devem de conter uma ação antibacteriana, uma vez que o suor em contacto com as bactérias ou fungos presentes na pele, origina o mau cheiro. Para evitar esse problema, é crucial adquirir um desodorante que tenha ação antibacteriana que ajuda a impedir a reprodução desses microrganismos.

O desodorante não precisa ser antitranspirante, mas precisa possuir um mecanismo que absorva o suor.

Um mito que muitas pessoas ainda acreditam em relação ao desodorante é que, para ser eficaz, ele precisa ser antitranspirante. Ele não precisa ter essa característica, no entanto, é importante que possua um mecanismo de absorção do suor formado. Assim, em conjunto com a ação antibacteriana, esse desodorante tem uma eficácia antiodor.

Para não irritar a pele, o desodorante deve ser livre de parabenos e substâncias reativas. Para fugir a esse problema, é importante usar um desodorante livre dessas substâncias reativas – sem álcool, parabenos e corantes.

Para pessoas que suam muito, é importante destacar que nem todos os desodorantes são antitranspirantes. Os desodorantes comuns diminuem o odor, mas não impede a saída do suor. Enquanto os antitranspirantes, que contêm hidróxido de alumínio na sua composição, são responsáveis por formar uma camada na superfície da pele, atuando diretamente no problema, contendo pelo menos 20% da transpiração, e também contribuem para a diminuição do odor.

Existem alguns cuidados a ter com os desodorizantes, de modo a diminuir o suor e o odor, como: passar na região mais afetada à noite para que ela faça efeito no dia seguinte; Agitar bem antes de aplicar; Passar sempre quando o corpo estiver seco; Esperar o produto secar antes de se vestir; Reaplicar em situações de nervosismo ou stresse.

Apesar de ser fundamental ser seguido por um especialista, existem diversos cuidados que se devem de ter, de modo a diminuir a produção de suor, como:

A nível da higiene é crucial lavar muito bem o corpo, em especial a zona das axilas, com água pouco quente. A higiene deve ser realizada com sabonetes neutros e antissépticos, de modo a diminuir produção de suor e o agravamento do odor. Também é extremamente importante secar muito bem a pele após o banho de modo a não manter humidade.

A depilação, principalmente na zona das axilas, é crucial de modo a diminuir a proliferação de bactérias e fungos, que como já referido anteriormente, são uma das principais causas para o odor intenso.

A nível do vestuário é importante ter em atenção a escolha de roupas mais leves e de cores claras, pois os tecidos escuros tendem a sobreaquecer a temperatura corporal, colaborando para o suor excessivo nas axilas. Também é recomendado optar por tecidos mais arejados, como o algodão e modal, e evitar peças sintéticas, impermeáveis e de plástico.

A nível da alimentação é importante perceber que existem algumas comidas e bebidas que possuem propriedades termogénicas, isto é, provocam um aumento da temperatura do corpo. Outras, por serem muito pesadas, acabam forçando o sistema digestivo a trabalhar muitas horas, processo que contribui para o aumento da temperatura corporal. Tente evitar alimentos apimentados, condimentados, bebidas alcoólicas ou à base de cafeína. Dê preferência para alimentos leves e que não sobrecarregam o organismo como vegetais, frutas e aveia.

Dr. Luís Uva

Dermatologista

Diretor clínico da Personal Derma

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]