Saúde: O que fazer para evitar a queda do cabelo

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Tanto o stress como a ansiedade, bem como a depressão, afetam a qualidade do cabelo, sendo o stress uma das principais causas de queda (alopécia nervosa).

É importante observar que os cabelos perdidos devido ao stress, ansiedade ou depressão podem ser recuperados assim que esse período terminar.

Os agentes causais mais associados a stress são o trabalho, crises familiares, atividade formativa, doenças.

Na literatura científica encontramos uma relação com dois sentidos entre depressão e alopécia. Ou seja, a depressão pode levar a queda de cabelo, mas a própria queda de cabelo (seja esta genética ou outras) pode levar a depressão.

A perda de cabelo apesar de não ser uma condição com risco de vida, pode ser causadora de limitação e stress. Esta condição pode afetar a qualidade de vida dos doentes através da alteração da imagem corporal que está intimamente ligada à identidade de cada um, com fortes implicações na vida social e na autoestima.

Quando os níveis de stress aumentam, pode ocorrer um aumento na caspa. O mesmo pode ocorrer com a produção de gordura no couro cabeludo (seborreia).

Perante a queda de cabelo, seborreia ou descamação é importante agir e tratar.

Em caso de seborreia, deve-se escolher um champô que reequilibre o couro cabeludo e regule a produção de gordura, como o NO GREASE, com óleo essencial da folha do chá, agentes refrescantes e algas marinhas. As propriedades antifúngicas e antimicrobianas do óleo da árvore do chá tratam a dermatite seborreica, enquanto hidratam os cabelos e o couro cabeludo, impedindo também o acúmulo de excesso de gordura. O seu uso regular ajuda a libertar a derme do excesso de sebo, contribuindo para uma melhor oxigenação da pele e cabelos.

No caso de descamação, dever-se-á utilizar um champô que trate a dermatite descamativa como o BALANCE que possui ação anti-séptica local e é indicado para evitar a formação de caspa. A Piroctone Olamine, um ingrediente ativo que protege o couro cabeludo dos efeitos do fungo causador da caspa, associado ao alecrim, considerado um poderoso antioxidante natural e as algas marinhas, ajudam a que se restaure o equilíbrio microbiano natural da pele, com uma ação purificadora, reguladora da seborreia e refrescante.

Para evitar a perda de cabelo e melhorar a sua qualidade, evitando também descamação ou gordura, os tratamentos usuais são também recomendados, como é o caso do MesoHAIR, mesoterapia capilar Insparya e que consiste na aplicação a nível do couro cabeludo de um cocktail de vitaminas, proteínas e sais minerais, fatores de crescimento, fatores antioxidantes, fatores antiandrogénicos a ácido hialurónico, que vão alimentar, proteger e estimular a unidade folicular, levando a que esta produza cabelo de maior qualidade e mais resistente à quebra e à queda. Outra opção complementar é o PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que consiste em plasma obtido do sangue do paciente, tratado e reinjetado no couro cabeludo de forma a estimular as unidades foliculares à produção de cabelo mais forte e resistente.

Assim, perante as alterações capilares devidas a stress, ansiedade e depressão é importante que o paciente seja bem aconselhado, em consulta especializada, de forma a que lhe sejam disponibilizados os tratamentos mais adequados.

Dr. Carlos Portinha

Médico, diretor clínico

Grupo Insparya

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]