Saúde: Oniomania: Quando a mania das compras é uma perturbação

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Sente que o sentimento consumista se apodera cada vez mais de si? Saiba que há uma perturbação psiquiátrica designada oniomania. É preciso levá-la a sério e procurar um especialista.

.

O que é a perturbação de Compras Compulsivas?

A oniomania, vulgarmente chamada de Compras Compulsivas, é uma perturbação psiquiátrica crónica e prevalente que se caracteriza por um comportamento crónico e repetitivo que é difícil de ser interrompido e tem consequências prejudiciais.

À semelhança de outras patologias, só se torna um problema numa fase tardia, quando provoca consequências mais graves. Neste caso, o acumular das dívidas é um sinal de alerta e um aviso de que se deve agir com urgência. Este é o ponto de viragem para encarar esta patologia de frente, procurar ajuda especializada e iniciar um plano terapêutico junto do psiquiatra.

Sintomas

– Comportamento repetitivo;

– Pensamentos constantes que é incapaz de controlar sobre comprar;

– Tenta resistir ao impulso de fazer compras, habitualmente sem sucesso.

Os interesses de eleição destes pacientes: moda, novos estilos e produtos de vestuário, roupa, sapatos, joias e maquilhagem.
.

Quem é mais afetado?

Estima-se que afete cerca de 6% da população, sendo que a maioria são mulheres (92%). A oniomania acompanha frequentemente outras doenças psiquiátricas como a depressão, doença bipolar, ansiedade, dependências, anorexia e bulimia outras Perturbações do Controlo dos Impulsos e Perturbações da Personalidade.

.

Tratamento

Um correto acompanhamento psiquiátrico – onde está incluída a intervenção farmacológica com antidepressivos e antagonistas dos opiáceos, mas também a intervenção psicoterapêutica (Terapia Cognitivo-Comportamental com exposição progressiva ao estímulo e prevenção de respostas) – é o tratamento mais adequado.

Dra. Ana Peixinho

Psiquiatra

Hospital Lusíadas Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]