Saúde: Pintar o cabelo

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Pintar o cabelo pode ser uma das formas mais rápidas e eficazes de obter um novo visual ou esconder alguns indesejados cabelos brancos. No entanto, o processo pode ser extremamente prejudicial para o seu cabelo pelo que requer alguns cuidados durante o próprio processo de coloração, produtos usados e cuidados após a coloração.

A tinta de cabelo é uma substância química capaz de transformar a cor natural do cabelo de forma temporária ou permanentemente, removendo parte do tom existente ou acrescentando um novo. Aproximadamente 70% das mulheres do mundo pintam o cabelo pelo menos uma vez na vida, e muitas o fazem regularmente. Quando a coloração é feita de forma regular, habitualmente é realizada com um intervalo de 4-6 semanas.

Para que ocorra o processo de coloração, as substâncias químicas da tinta, habitualmente a amônia, rompem a cutícula (camada externa do fio do cabelo) para penetrar, processo denominado poração. Desta forma a cutícula é danificada. Pelos poros da camada externa penetram os compostos peróxidos responsáveis da coloração, dissolvendo a melanina da parte central do cabelo (aste capilar).

A segunda parte do processo ocorre com a oxidação dos compostos responsáveis pela coloração, as aminas e fenóis das tintas, que ao serem oxidadas dão origem à cor desejada.

É sempre preferível optar por tintas com menores concentrações de peróxido de amônia ou as tintas semipermanentes, isentas de esta substância química, mas ter em atenção aos outros compostos alcalinizantes, que aumentam a permeabilidade da cutícula capilar.

Aconselha-se evitar a coloração do cabelo quando se verifique alguma doença inflamatória do couro cabeludo, como por exemplo a dermatite seborreica ou a psoríase, alergia a alguma substância corante e também durante a gravidez. Não existe qualquer evidência científica da relação direta da coloração do cabelo com a alopecia, uma vez que a maioria das tintas de cabelo não tem uma ação prejudicial no folículo piloso.

Após a coloração do cabelo recomenda-se redobrar os cuidados de hidratação e proteção, aplicando máscaras reparadoras e condicionadores com pH mais adequado ao nosso cabelo (pH 5,5) para ajudar a selar os poros da cutícula, evitando que exista uma desidratação e consequente rotura do fio do cabelo. Outra recomendação a seguir deverá ser a aplicação de protetores térmicos e evitar a exposição a temperaturas extremas dos secadores ou alisadores. Poderá ainda ser recomendado utilizar produtos adequados de proteção e humedecer sempre o cabelo antes de molhar o mesmo na água das piscinas com cloro, pelo efeito de aumento de permeabilidade da cutícula do cloro e o aumento da absorção de outros minerais da água das piscinas que podem modificar a coloração do cabelo – tonalidade esverdeada tão frequente nos cabelos descolorados ou pintados com tons claros.

Dra. Alia Ramazanova

Médica especialista em cabelo

Personal Derma



[pro_ad_display_adzone id=”46664″]