Assinala-se hoje, dia 24 de março, o Dia Mundial da Tuberculose (TB). Trata-se de uma doença infectocontagiosa oportunista, cujo bacilo se transmite por via aérea.
Sendo assim, pode afetar qualquer um de nós, desde a criança ao adulto jovem e ao idoso, principalmente os mais fragilizados, as populações mais vulneráveis e todos os que têm uma função imunizante diminuída.
A TB pode afetar todos os órgãos do corpo, mas especialmente os pulmões, porque a porta de entrada do bacilo de Koch faz-se pelo nariz, boca e pulmões.
Um terço da população mundial está infetada com o bacilo de Koch, mas só 10% dos infetados desenvolvem a doença. Em 2022, 10,6 milhões de pessoas adoeceram com TB e 1,3 milhões morreram com TB.
Se a doença não for detetada e tratada, um terço das pessoas podem morrer. Mas a TB é uma doença curável.
.
Trata-se de uma infeção oportunista que afeta aqueles que têm as defesas imunitárias diminuídas: Doentes com diabetes, doenças reumáticas, oncológicas, HIV e populações mais vulneráveis, tais como migrantes com dependências (álcool, drogas), sem abrigo, sendo o aumento da mediana da demora em dias até ao diagnóstico muito elevado nesta população.
A tuberculose e a pobreza assumem uma relação bidirecional, pois tanto a pobreza pode estar relacionada às condições precárias de saúde, como essas podem produzir a pobreza, limitando as oportunidades de trabalho e de subsistência.
Os sintomas para os quais temos de estar atentos, são: tosse, expetoração, febrículas, cansaço, emagrecimento, suores…
Se tiver estes sintomas consulte o seu médico!
.
A sociedade civil deve estar sensibilizada para a necessidade de respirar em Plenos Pulmões, cantar em Plenos Pulmões e efetuar todas as tarefas diárias em Plenos Pulmões.
Os médicos e os outros profissionais com adequada informação, devem empenhar-se na transmissão da população de conhecimentos, comportamentos e hábitos, levando à prevenção de doenças tais como gripe, pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crónica, apneia do sono, de forma a melhorar a qualidade e a quantidade de anos saudáveis de vida.
.
Ampliar o conceito de Literacia em Saúde, deve ser o mote de todos nós!
Portugal estimou o número de mortes em 2023, em 8,6 por cento do total de doentes.
Esta doença em Portugal, tem isenção de qualquer tipo de pagamento (exames, medicação e taxas moderadoras) e para quem tem segurança social, o pagamento da baixa é de 75% e, se for funcionário público, tem o seu ordenado na integra.
Em Portugal, a incidência da tuberculose tem vindo a diminuir cerca de 1.400 novos casos/ano. O tratamento é acessível e gratuito, levando a uma taxa de cura superior a 90 por cento.
E preciso investir na literacia respiratória, manter uma cooperação entre os agentes e instituições e agir rapidamente se houver suspeita de doença respiratória, neste caso de infeção pelo bacilo Koch (TB).
No mundo, um milhão de crianças com idade inferior a 15 anos, fica doente com TB a cada ano e uma em cada quatro morre se não fizer tratamento. As crianças curam-se com o tratamento adequado e correlacionado com o caso índice.
A OMS preconiza para o tratamento de TB, um pipeline de drogas com o adequado investimento governamental.
Portugal é um dos países da Europa com todas as drogas, inclusive novas drogas, para o tratamento de TB multirresistente.
.
Dra. Maria da Conceição Gomes
Pneumologista
Dirigente da Fundação Portuguesa do Pulmão