Secretário de Estado Eurico Brilhante Dias está hoje em Paris e amanhã em Nantes

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, está hoje a amanhã em França.

Esta tarde, 19 de outubro, na Embaixada de Portugal em Paris, vai presidir à sessão de oficialização da Federação Europeia de Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesa (FECCIP), a primeira a ser constituída ao nível europeu.

A FECCIPE foi definida na reunião de 17 de fevereiro de 2015 na Alemanha e tem como membros fundadores as Câmaras de Comércio Portuguesas em França, Alemanha, Polónia, Luxemburgo e Reino Unido, sendo constituída por um Presidente, a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), representada por Carlos Vinhas Pereira, dois vice-Presidentes, a Câmara de Comércio Polónia Portugal, representada por João Brás Jorge, e pela Câmara de Comércio e Industria Portuguesa na Alemanha, representada por Rogério Pires, e por um tesoureiro, a Câmara de Comércio e Industria Lusa-Luxemburguesa, representada por Francis da Silva.

Foi criada inicialmente em França, mas com o propósito de se transformar sob o estatuto de entidade Europeia.

Visam integrar outras câmaras da união europeia que manifestaram interesse, casos de Espanha, Bélgica Irlanda, Roménia e Noruega numa primeira fase.

Os objetivos da FECCIPE são de “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento das Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas na Europa, e a salvaguarda dos seus interesses comuns”.

Esta Federação propõe-se trabalhar em quatro eixos de ação: “Reconhecimento do estatuto de ‘Instituição estrangeira de interesse nacional’ para as Câmaras de Comércio e Indústria (CCI) Portuguesas no estrangeiro por parte dos órgãos de soberania portugueses; Mediatização em Portugal da ação das CCI Portuguesas na Europa; Criação de um ‘produto/serviço europeu’ em rede, disponibilizado a todos os associados das CCI e Organização de um evento de networking entre os associados da CCI”.

 

Amanhã em Nantes

Amanhã, dia 20 de outubro, em Nantes, Eurico Brilhante Dias presidirá à cerimónia de inauguração da Delegação do Grand Ouest da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP). Nesta cidade, o Secretário de Estado visitará a empresa M.I.S.M., do setor metalúrgico, e reunirá com a comunidade empresarial portuguesa residente naquela região.

“A dinamização do papel das câmaras de comércio e indústria portuguesas no estrangeiro, através revisão da legislação que regulamenta o funcionamento destas entidades, tem potenciado o papel destes agentes na internacionalização das empresas nacionais para os países onde se inserem e também a angariação de investimento estrangeiro para Portugal” diz uma nota de imprensa distribuída esta manhã pela Delegação de Paris da AICEP.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]