www.fpf.pt

Shawn Mendes: lusodescendente canta música oficial de Portugal no Mundial

O cantor e compositor Shawn Mendes lançou, esta quarta-feira, uma nova versão do seu êxito mundial «In My Blood». O tema será a música oficial de Portugal para o Campeonato do Mundo que se realiza este ano na Rússia.

Tendo por base o sucesso mundial e enquanto #1 de Airplay em Portugal, durante várias semanas consecutivas, esta nova versão, nunca antes ouvida, apresenta uma letra com versos cantados em português, feitos exclusivamente para apoiar a Seleção, assim como um vídeo oficial.

«In My Blood» é o primeiro single do artista retirado do seu terceiro álbum, aclamado pela crítica, que alcançou o primeiro lugar do top da Billboard nos EUA, o seu terceiro álbum consecutivo a consegui-lo na semana de estreia. É igualmente o seu terceiro álbum consecutivo a estrear-se em #1 no top do iTunes em mais de 80 países, incluindo Portugal.

A música pretende inspirar os jogadores e fãs portugueses para o evento mais mediático do mundo, que terá início no próximo dia 14 de junho, quando Portugal iniciar a competição diante da Espanha, a 15 de junho.

Filho de um emigrante português da cidade algarvia de Lagos, Shawn Mendes nasceu no Canadá há 19 anos, mas nunca escondeu a ligação emocional com o país de origem do seu pai e com a Seleção Nacional.

Em várias ocasiões, tanto nas redes sociais como em entrevistas, o artista expressou também a sua admiração por Cristiano Ronaldo. «Acompanho as Seleções de Portugal e Inglaterra por influência dos meus pais, que vieram desses países. No Mundial vou torcer sobretudo por Portugal e pelo Cristiano Ronaldo, o meu jogador preferido e provavelmente uma das minhas maiores fontes de inspiração», disse recentemente o artista que também jogou futebol durante a infância.

Desafiado pela Federação Portuguesa de Futebol a lançar uma música de apoio à Equipa das Quinas, o músico decidiu apresentar uma versão nova do seu êxito «In My Blood», lançado a 22 de março deste ano. Precisamente o tema com o qual chegou ao primeiro lugar do iTunes em 50 países e obteve, em menos de dois meses, 150 milhões de streams.

Na canção, Shawn Mendes canta pela primeira vez em português: «Eu vou acreditar! Que vamos conseguir, que vamos conquistar. Nós somos Portugal. Uma só voz e um coração!», refere no refrão da música, em versos dedicados a todos os portugueses e fãs de Portugal e que é uma espécie de hino à resiliência e à vontade de superar obstáculos.

 

Sobre Shawn Mendes

O multiplatinado cantor/compositor Shawn Mendes, nascido em Toronto, lançou o seu muito aguardado terceiro disco, auto-intitulado, em Maio de 2018. O álbum entrou diretamente para o #1 do top de álbuns da Bilboard, assim como múltiplos outros mercados, incluindo a Austrália, Canadá, Bélgica e Holanda, entre outros. ‘Shawn Mendes’ tornou-se no terceiro artista a solo mais jovem de sempre a conseguir ter três álbuns no #1 e protagonizou uma das melhores estreias de 2018, em termos de vendas. O álbum entrou para o #1 do top do iTunes em mais de 80 países em todo o mundo.

Até à edição do álbum, lançou vários singles, incluindo «Youth» Featuring Khalid, «In My Blood» e «Lost In Japan». Tanto «In My Blood» como «Lost In Japan», os primeiros dois singles, alcançaram enorme sucesso, chegando a #1 e #2 nas tabelas do iTunes nos EUA, Top 5 no iTunes em 50 países e assegurando os postos #1 e #2 na playlist do Spotify «New Music Friday».

As músicas foram também aclamadas pela crítica, com destaque para a Rolling Stone, Billboard, Idolator, Variety and Paste. «In My Blood» encontra-se no Top 10 da Pop Radio e Top 20 na Billboard Hot 100. Em abril de 2017, Shawn lançou o seu êxito de tripla platina «There’s Nothing Holdin’ Me Back». Essa faixa deu a Shawn o seu segundo single #1 na Rádio Top 40 e na tabela Pop Songs chart, da Billboard, juntando-se ao single «Stitches», galardoado com 7x Platina.

Com «There’s Nothing Holdin’ Me Back», Shawn tornou-se também no primeiro artista de sempre a ter três singles #1 na radio AC antes de fazer 20 anos. Ao longo da sua carreira, alcançou duas entradas diretas para o #1 com «Handwritten» (2015) e «Illuminate» (2016), dois álbuns de platina e sete singles consecutivos de platina e multiplatina. Globalmente, vendeu mais de 10 milhões de álbuns, 100 milhões de singles e arrecadou mais de 11 biliões de streams e quatro biliões de vizualizações no Youtube. Completou duas digressões mundiais completamente esgotadas com mais de 1 milhão de bilhetes vendidos, enchendo arenas lendárias como o Madison Square Garden, Air Canada Centre, em Toronto ou a O2 Arena de Londres em poucos minutos.

O artista alcançou o topo da Billboard «21 Under 21» em 2017 e foi referenciado na Forbes «30 Under 30», no Spotify «25 Under 25», e na Time Magazine «Most Influential Teens» quatro anos consecutivos. Apareceu também na cobiçada edição anual da Time Magazine «Time 100».

Em fevereiro de 2018, a ROI Influencer Media reconheceu Shawn Mendes como Artista Mais Influente e como o Adolescente Mais Influente da Atualidade em todas as plataformas de media sociais.

Em colaboração com www.fpf.pt.