LusoJornal / António Borga

Sporting defronta os franceses ACCS de Ricardinho nas ‘meias’ da ‘Champions’ de futsal

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

 

O Sporting, detentor do troféu, defronta os Franceses do ACCS Asnières Villeneuve e o Benfica enfrenta os espanhóis do FC Barcelona nas meias-finais da Liga dos Campeões de futsal, ditou o sorteio realizado ontem em Nyon (Suíça).

A equipa ‘leonina’, que venceu duas das últimas três edições, em 2019 e 2021, ficou com o adversário, teoricamente, mais acessível, que ocupou o lugar do Tyumen na fase final da competição, em consequência da suspensão imposta pela UEFA às equipas russas, devido à invasão da Ucrânia.

O Benfica, vencedor da prova em 2010, protagoniza um duelo de campeões europeus com o Barcelona, finalista vencido na temporada passada, que ergueu o troféu em 2012, 2014 e 2020 e é a segunda equipa com mais títulos conquistados na principal competição europeia de clubes.

As meias-finais da ‘Champions’ de 2021/22 estão marcadas para 29 de abril e a final e o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares realizam-se em 01 de maio, em Riga, capital da Letónia.

Vencedor do grupo B da Ronda de Elite, apesar de ter terminado em igualdade pontual com os russos do Sinara Yekaterinburg, o Sporting é favorito frente ao ACCS, que tem como melhor resultado a presença nos ‘oitavos’, em 2021, num embate entre os campeões de Portugal e França e líderes destacados dos respetivos campeonatos.

A equipa gaulesa, na qual alinha o português Ricardinho, designado melhor jogador mundial em 2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, terminou no segundo lugar da Ronda de Elite, atrás do Tyumen, que tinha feito o ‘pleno’ de vitórias, mas foi afastado devido à suspensão dos clubes russos das provas continentais.

O Sporting impôs-se na final da época passada ao Barcelona, ao vencer por 4-3 a equipa catalã, que teve de ultrapassar o Benfica para atingir de novo o jogo decisivo, numa meia-final entre duas formações que terminaram os grupos C e D da Ronda de Elite com um percurso 100% vitorioso.

Os ‘encarnados’, vice-campeões e segundos classificados no campeonato nacional, medem forças com um dos históricos da ‘Champions’ de futsal, campeão espanhol e comandante da liga do seu país, no qual alinha o internacional português André Coelho.

O Inter Movistar é o recordista de títulos na Liga dos Campeões, com cinco troféus conquistados, em 2004, 2006, 2009, 2017 e 2018, os dois últimos com o contributo de Ricardinho.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]