Strasbourg: Associação Cívica participa nas Jornadas Portas Abertas do Parlamento Europeu

A Cívica, associação dos autarcas de origem portuguesa em França, está presente hoje, dia 10 de junho, na Jornada Portas Abertas do Parlamento Europeu, em Strasbourg, com o seu Fórum Cívica num espaço reservado na «Agora» e deslocou uma dezena e meia de autarcas eleitos na região parisiense, a uma delegação da Alsace Lorraine.

Na primeira edição deste evento, em 14 de maio de 2017, a Cívica já marcou presença na iniciativa conjunta do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa. Mais de 10 mil pessoas costumam participar nesta Jornada Portas Abertas que junta regularmente mais de 50 organizações europeias, entre as quais a Cívica. São organizações de cidadãos ou institucionais, que aproveitam para apresentar as suas atividades de forma pedagógica e lúdica.

O evento de hoje começou às 9h30 da manhã com o hastear da bandeira da Europa, na presença de representantes do Parlamento europeu, das instituições locais e muitas personalidades. Uma orquestra tocou o hino europeu e animou praticamente toda a manhã.

O Presidente do Parlamento Europeu, Rainer Wieland, fez a inauguração oficial da Jornada Portas Abertas em frente do edifício LOW.

Entre 11h00 e 14h00, alguns Deputados Europeus debaterem com o público no hemiciclo, com transmissão no exterior, e um representante de «Reporters sans Frontières», instituição laureada do Prémio Sakharov 2005, proferiu uma conferência.

Durante todo o dia, os membros da associação Cívica têm explicado os objetivos da associação, têm conversado com o público e distribuído «Cartões de eleitor», a banda desenhada sobre participação cívica e exemplares do Magazine Cívica.

No dia 3 de junho a associação já tinha participado na Festa da Europa, na cidade algarvia de Albufeira.