Strasbourg: Festa de fim de ano para as crianças do atelier «Um Sol e Oito Janelas»

O mês de junho é conhecido pelas festas dos Santos Populares, pelas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, mas em Strasbourg, a Associação Cultural Portuguesa festejou a Língua portuguesa com o grupo de alunos do projeto «Um Sol e Oito Janelas».

Pelo sétimo ano consecutivo, a ACPS levou a cabo esta atividade dedicada a crianças dos 4 aos 7 anos, animada por três voluntárias «e sem muito apoio e reconhecimento das autoridades portuguesas», como afirma ao LusoJornal a dirigente associativa Isabel Sousa Cardoso.

Durante a tarde de domingo passado, a associação deu encontro com as famílias e amigos dos alunos de língua e cultura portuguesa. Cerca de 60 pessoas assistiram ao encontro que começou com jogos tradicionais entre pais e filhos. A apresentação via um diaporama das fotografias da atividade e momentos importantes do ano, seguiram o programa.

O momento alto dos festejos foi o espetáculo realizado pelas próprias crianças.

Durante todo este ano esta tarde de convívio com as famílias foi preparado «com muita aplicação». Com a ajuda de Cindy Peixoto e de Emma, as músicas e lenga-lengas foram realizadas com muito sucesso.

Isabel Sousa Cardoso promete que esta atividade «Um Sol e Oito Janelas» dedicada às crianças de Strasbourg, «para o próximo ano volta com novidades e novos participantes».