César Alo

Strasbourg: Rui Barata apresentou oficialmente o Portugal Club Europe

Foi lançado ontem em Strasbourg, a associação Portugal Club Europe (PCE), um clube de empresários, sem fins lucrativos, fundado no dia 5 de outubro de 2017 em Schiltigheim (Alsace), mas só agora apresentado oficialmente.

Na cerimónia, que teve lugar nas instalações da CCI de Strasbourg, estiveram presentes o Deputado Carlos Gonçalves, o Eurodeputado José Inácio Faria, o Cônsul Geral de Portugal em Strasbourg Miguel Rita, o Alto-funcionário do Conselho da Europa José Mendes Bota, a Conselheira Municipal de Strasbourg Fernanda Gabriel, o Presidente da Câmara Municipal de Amares Manuel Moreira, e o Vice-Presidente Isidro Araújo, assim como Carlos Vinhas Pereira, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), e dirigentes da CCI de Strasbourg.

O PCE é presidido por Rui Ribeiro Barata, que também é o Conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito naquela área consular, membro da associação Cívica e da Associação Cultural Portuguesa de Strasbourg.

«Podem aderir a esta associação não só os empresários, mas também todas as pessoas empreendedoras nas mais diversas áreas» explica Rui Barata ao LusoJornal. «Eu não sou empresário, mas sou empreendedor, nomeadamente a nível associativo».

A associação começou a sua atividade com cerca de 20 aderentes, «mas ontem aderiram de imediato mais alguns» afirma Rui Barata ao LusoJornal.

A associação tem objetivos principais, segundo o seu Presidente: «federar, juntar, pôr os empresários portugueses e lusófonos em geral, em contacto, a fazerem negócio juntos» explica ao LusoJornal. «E dar-lhes informações sobre Portugal, sobre como investir em Portugal». Para tal, Rui Barata diz que vai contar com os parceiros da associação. «Já estabelecemos contactos com várias associações empresariais em Portugal e agora assinámos um Protocolo de acordo com a CCIFP».

Carlos Vinhas Pereira, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) tinha explicado ao LusoJornal que a estratégia de desenvolvimento da CCIFP passa pelo desenvolvimento de Delegações regionais, como por exemplo a do PACA, e em zonas onde houver associações de empresários, assinar Protocolos de Acordo, como é o caso em Strasbourg.

«O principal objetivo deste Protocolo é de podermos interagir com esta nova estrutura associativa empresarial e estarmos assim presentes na região do Grand Est, acompanhar os aderentes deste novo clube de empresários nos investimentos em Portugal e encaminhar investimento português para esta grande região» explica ao LusoJornal Carlos Vinhas Pereira. «Cerca de 50 empresários estiveram presentes e muitos deles mostraram interesse em se tornar membros das duas entidades, a CCIFP e o PCE».

O terceiro objetivo da associação é «criar pontes e laços entre os territórios» como já aconteceu neste evento, em que Rui Barata, que é originário de Amares, convidou o município de Amares a apresentar as potencialidades do concelho, nomeadamente os Vinhos Verdes.

Rui Ribeiro Barata diz que na Alsace, existem cerca de mil empresas «portuguesas», «sendo que algumas são pequenas e médias empresas, micro-empresas e até auto-entreprenneurs».

A associação Portugal Club Europe passa a ser a primeira rede estruturada de empresários portugueses e lusófonos na Alsace e no Grand-Est da França.

Rui Ribeiro Barata quer organizar eventos regulares, «que podem ser pequenos almoços ou almoços temáticos, em que cada membro apresenta um tema, ou em que convidamos intervenientes exteriores».

A primeira Assembleia Geral ordinária da associação vai ter lugar em outubro-novembro deste ano.

.

www.portugal-club.eu

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]