Jorge Carmona

Temporada’22: Concerto de abertura oficial esta noite na Philharmonie de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

“La Mer” é o nome do concerto oficial de abertura da Temporada França-Portugal 2022, na Philharmonie de Paris, com a Orquestra Gulbenkian e a pianista Maria João Pires, onde serão ouvidas obras de Pedro Amaral, Chopin e Debussy.

A música portuguesa e francesa já invadiram ontem a Philarmonie de Paris, uma das salas mais recentes e aclamadas da capital francesa, com o concerto “Portugal Revê”, com a Orchestre de Picardie a tocar obras de Fernando Lopes-Graça e Maurice Ravel, com obras de Anne Victorino D’Almeida e Benjamin Attahir a serem estreadas no âmbito desta Temporada.

Ontem à noite, no Palais de l’Elysée, o Presidente francês Emmanuel Macron ofereceu um jantar ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como aos Ministros dos dois Governos e a figuras de relevo da Comunidade portuguesa.

Em 1994, Maria João Pires gravou com André Previn aquela que continua a ser uma das maiores gravações do Concerto para Piano nº 2 (DG) de Chopin. É a mesma poesia que se espera esta noite na Philharmonie.

Os Dois Retratos Imaginários (2013) do português Pedro Amaral inspira-se no mundo de Fernando Pessoa para esboçar, de uma forma incrivelmente moderna, as personagens de Fausto e Maria, brandidas como símbolo de um amor impossível. Com uma estética mais romântica, o Concerto para Piano nº 2 (1829) de Frédéric Chopin, relembra, em movimento lento, o Bel Canto italiano antes de se lançar em num Allegro vivaz com acentos de mazurca. As três partes de “La Mer” (1905) são adornadas com cores francesas.

Na tarde deste sábado, é ainda inaugurada oficialmente a exposição “As Três Graças” da autoria de Pedro Cabrita Reis, no Jardim das Tuilleries, junto ao Museu do Louvre. Tal como o concerto, esta inauguração vai contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Artistas convidados: Orquestra Gulbenkian e Maria João Pires

Sábado, 12 de fevereiro, 20h30

Philharmonie de Paris

Grande salle Pierre Boulez

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]