Tiago Martins promove história e cultura portuguesas nas redes sociais

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Tiago Martins, lusodescendente nascido em França, começou há dois anos a conta Portuguese Facts no Instagram para dar a conhecer episódios da história e cultura portuguesa através dos “novos códigos” das gerações mais jovens.

“Não havia nada para os portugueses de França deste género. Há para russos ou chineses, mas nada de jeito para Portugal. Era mais paródias, algumas sem muita graça. Pouco a pouco, houve cada vez mais pessoas a seguirem-me”, explicou Tiago Martins, em declarações à Lusa.

A página Portuguese Facts já tem mais de 13 mil seguidores e as publicações são feitas em três línguas: português, francês e inglês. As publicações variam entre factos históricos, como o episódio da Troca das Princesas, passando pelo arroz de cabidela ou uma explicação sobre Bracara Augusta. “As primeiras publicações eram o que me passava pela cabeça e o design não era muito bonito. Foi evoluindo pouco a pouco. Agora são os seguidores que me sugerem alguns temas e vou pesquisando também”, explicou.

Tiago Martins tem 29 anos e é licenciado na área do setor energético, no entanto, desde criança interessou-se pela história e geografia de Portugal, influenciado pelos pais, oriundos da aldeia da Barrenta, perto de Leiria, e também pela escola portuguesa.

“Desde sempre gosto da história e da cultura portuguesas. Os meus pais sempre me tentaram ensinar isso e também fui à escola portuguesa, onde há aulas de história e geografia portuguesas e sempre fui bom aluno nessas disciplinas”, sublinhou. Agora quer ajudar a dar a conhecer estes factos às novas gerações através dos “novos códigos”.

“Sempre gostei deste tipo de contas em França que falam da história de maneira fácil, rápida e com os códigos da nova geração. É algo mais democrático e fácil de aprender”, detalhou.

Entre os seguidores estão maioritariamente pessoas que falam francês, como franceses, mas também suíços, luxemburgueses ou quebequenses, na sua maioria de origem portuguesa, e outros países como Estados Unidos, África do Sul e, claro, Portugal.

O próximo desafio é despertar o interesse de quem não tem qualquer ligação com Portugal. “Gostava de desenvolver mais a parte de partilhar Portugal com pessoas que não têm qualquer ligação ao país e, portanto, ando a desenvolver parcerias com vários ‘youtubers’ famosos em França”, referiu Tiago Martins, que já fez três vídeos em colaboração com ‘youtubers’ conhecidos em França e desenvolveu também o seu próprio canal.

Desta “paixão” pessoal há também outros projetos em vista como um livro que misture a história e a gastronomia, contando a origem de famosos pratos portugueses, sempre de forma “fácil” e “acessível” aos mais jovens.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]