CM Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo convida Portugueses do estrangeiro para a 9ª edição da Feira Medieval

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promove de 8 a 10 de abril mais uma edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo com o tema Trovas d’El Rei D. Dinis na Terra do Ferro e convida os Portugueses residentes no estrangeiro a participarem neste evento.

Aqui, é possível fazer compras num mercado medieval, participar em repastos nas tabernas, passear pelas ferrarias e mercado do ferro, assistir a várias recriações históricas e apreciar trovas e folguedos nos vários espaços do centro histórico, que servem de cenário a esta Feira Medieval.

Esta edição conta com 11 espaços de animação distribuídos pelo centro histórico da vila e 13 áreas temáticas, entre elas o Largo das artes e ofícios medievais, o Aldeamento medieval, o espaço de Mercadores, artesãos e místicos, as Tabernas medievais, o Acampamento militar, os Estábulos e passeios de cavalgaduras pelas ruas do burgo, um Espaço infantil, uma Quintinha dos animais, e sobretudo muita animação de rua e espetáculos.

Do vasto programa destaca-se, no dia 8 de abril, o Cortejo do Rei e sua Corte e o espetáculo “Soterrados”, que recria uma jorna de trabalho dos mineiros em que a terra treme e os mineiros ficam aprisionados.

No dia 9 de abril, realiza-se Teatro em caixa (teatro de marionetas), o Torneio d’armas a cavalo, o Batizado medieval e o espetáculo “Não são flores senhor, são pedras”, cujos protagonistas são o Rei D. Dinis e a Rainha D. Isabel.

No dia 10 de abril, realce para o Pelourinho, a Cerimónia de investidura de um cavaleiro, o Cortejo dos cavaleiros e a entrega de oferendas a El Rei D. Dinis.

Nos dias 9 e 10 de abril, os visitantes podem ainda participar e vivenciar um acampamento de Vivências militares, onde é possível experienciar técnicas de combate, treino de espadas, além das explanações sobre as características dos equipamentos e dos objetos de combate e defesa.

Não menos importante é o Mercado medieval constituído por cerca de 90 artesãos, mercadores, místicos e tabernas que durante os três dias vendem os produtos da época e também os produtos endógenos do concelho.

A Feira Medieval de Torre de Moncorvo distingue-se das demais existentes em Portugal, devido à grande envolvência dos comerciantes e população local, que se vestem a rigor e participam ativamente na iniciativa.

Uma outra particularidade é a de ser sempre dedicada ao Rei D. Dinis e de ter sempre como ponto de partida o ferro de Moncorvo – um ponto de partida para encetar uma viagem histórica à terra do ferro, durante a idade média.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]