Tours: Morreu Robert Collet, Presidente da Associação France-Portugal

Morreu esta terça-feira, em Tours, Robert Collet, Presidente da Associação France-Portugal de Tours e grande apaixonado por Portugal.

Robert Collet tinha 75 anos e foi-lhe diagnosticado recentemente um cancro que o levou em poucas semanas, falecendo no serviço de oncologia do Hospital Trousseau.

Robert Collet foi Conselheiro Municipal em Saint Avertin e foi também o grande impulsionador da geminação entre Saint Avertin e Mondim de Basto. Realizou aliás muitos intercâmbios entre os dois municípios.

Era homem de cultura, foi professor no Liceu Grandmont de Tours e desde que se aposentou, escreveu o livro «Les Portugais en Touraine» (éditions Alan Sutton) sobre a forte Comunidade portuguesa radicada na região centro da França.

Com a esposa, Françoise Collet, promoveu em França a obra do cantor lírico português Luís Peças e do organista João Paulo Ferreira. “Me recordo como se fosse hoje do primeiro dia quando me ouviu no Mosteiro de Alcobaça, das lágrimas que escorriam dos olhos azuis pela face ao som de ‘Ombra mai fu’ e o carinho recebido” escreve com emoção Luís Peças. “Foram tantas alegrias vividas, momentos de muita música, partilhando conversas e viagens. Tantos concertos realizados e divulgados com entusiasmo, experiências que guardarei eternamente em meu coração que nesse momento encontra-se orgulhoso de você, por tudo que proporcionou durante a minha trajetória… Gratidão!”

Também Elsa da Fonseca Godfrin, Presidente da Associação France-Portugal de Oloron Sainte Marie lamenta a morte de Robert Collet, argumentando que “Portugal perde um dos seus Embaixadores Culturais”.

Organizou inúmeras conferências em Tours e ainda recentemente convidou o escritor e historiador Manuel do Nascimento para intervenções sobre a História de Portugal que queria partilhar com a população francesa.

Era um leitor assíduo do LusoJornal.

A cerimónia fúnebre terá lugar esta sexta-feira, dia 1 de março, às 14h30, na Igreja de Saint Avertin.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]