Vai ser criada a Associação dos media cabo-verdianos na diáspora


A Associação dos media cabo-verdianos na diáspora vai ser criada nos Estados Unidos da América (EUA), com o propósito de permitir que tenham “uma voz representativa” junto das autoridades dos dois países, anunciou fonte oficial.

“Tomou-se a decisão de se criar uma comissão instaladora para a reativação ou mesmo a criação de uma nova associação dos media cabo-verdianos na diáspora americana, que traça a missão de estruturar, organizar, para que tenham uma voz representativa junto das autoridades americanas, mas também junto do Governo de Cabo Verde”, afirmou o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Lourenço Lopes, na Praia, ao fazer o balanço de uma visita oficial de seis dias aos Estados Unidos de América.

Lourenço Lopes afiançou que o Governo vai prestar todo o apoio à organização e funcionamento dos media na diáspora, pois estes vão “contribuir para a promoção da cultura, democracia e identidade de Cabo Verde”.

“Estamos convencidos que essa boa organização dos media na diáspora americana irá empoderar a nossa comunidade e contribuir para que ela seja melhor percecionada não só pelos cabo-verdianos, mas também pelas autoridades americanas”, sublinhou.

Acrescentou que “uma boa comunicação” vai contribuir para o reforço e integração da ligação com a diáspora na sociedade de acolhimento e para o reforço, união e coesão dessa Comunidade emigrada.

O governante adiantou que, brevemente, a Inforpress – Agência Cabo-verdiana de Notícias e a Televisão de Cabo Verde vão ter correspondente nesse país para transmitir “informações fidedignas” aos emigrantes.