Vaulx-en-Velin quer geminação com Ponte da Barca

Na quarta-feira dia 5 de julho, o Presidente da Associação Casa do Minho de Vaulx-en-Velin, M. Pires, convidou a almoçar a Maire da cidade Hélène Geoffroy que retomou o cargo que tinha deixado para ser Secretária de Estado “à la Ville” nos Governos de Manuel Valls e de Bernard Cazeneuve. Foi um momento de convívio à volta de um leitão assado, que foi o prato principal, muito apreciado pelos convidados.

Foram abordadas e discutidas várias questões relacionadas com a Comunidade portuguesa. Na discusão destacaram-se os laços de amizade que estão a ser criados para uma futura geminação entre Vaulx-en-Velin com Ponte da Barca. No verão do ano passado uma comitiva de autarcas franceses deslocou-se a Portugal onde foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, que já tinha sido recebido em França.

A Maire encarregou M. Pires – “a personalidade de referência da Comunidade portuguesa” – para transmitir aos autarcas portugueses, que os autarcas franceses querem ir a Ponte da Barca depois das eleições autárquicas, para avançar com o processo de geminação.

Hélène Geoffroy conta com o apoio da Comunidade portuguesa para que esta Geminação se venha a concretizar o mais rapidamente possível. Na cidade residem muitos Portugueses e há três Associações portuguesas.

No almoço também estiveram presentes o Primeiro Maire Adjoint Pierre Dussurgey – que exerceu as funções de Maire durante o período em que Hélène Geoffroy esteve no Governo – e o Conselheiro municipal com o pelouro da geminação, Armand Menzikian. Também foram convidados e marcaram presença o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima e Fernando Ribeiro, Presidente da Associação Portuguesa da cidade vizinha de Décines Charpieu.