Voleibol: Miguel Tavares e Portugal apurados para Euro em França

A Seleção Nacional Portuguesa de Seniores Masculinos de voleibol, orientada por Carlos Prata, recuperou a liderança do Grupo D da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2019 ao vencer a Croácia.

Os Portugueses, com Miguel Tavares na equipa, venceram a Croácia por 3-1, com os parciais de 25-15, 19-25, 26-24 e 25-16, no Multiusos de Gondomar e asseguraram desde logo o apuramento para a fase final do EuroVolley 2019.

Com este triunfo sobre a Croácia e a qualificação para a fase final do Europeu de voleibol assegurada, Portugal vai defender a liderança do Grupo D na quarta-feira 9 de janeiro, pelas 19h00 locais, na Albânia. Se os Portugueses vencerem o Grupo D poderão ser considerados cabeças-de-série no sorteio do Europeu. De notar que a Seleção Lusa regressa ao Europeu após oito anos de afastamento.

“Todo o grupo de trabalho está de parabéns. Estamos a melhorar como equipa, mas esta altura não é boa para jogos tão importantes como estes” disse Carlos Prata, Treinador de Portugal, no fim do encontro. “Na preparação para este jogo passámos por algumas dificuldades pois houve jogadores, como o Marco e o Alexandre Ferreira que tiveram de ultrapassar lesões. Na quarta-feira vamos procurar confirmar a liderança, embora estejamos conscientes de que a Albânia é mais forte do que a Croácia e ainda não perdeu em casa”.

Alexandre Ferreira, atleta de Portugal, também falou no fim da partida: “Sinto-me feliz porque ganhámos. Sei que tenho um papel importante na equipa. O nosso principal objetivo era apurar-nos para o Europeu e conseguimos. A equipa está tranquila. Mas depois deste jogo deu para ver o que precisamos de melhorar para o próximo. Está visto que conseguimos ganhar se trabalharmos bem. O nosso ponto forte é a equipa. Tempos um bom serviço. Temos bons atacantes e estamos a melhorar na receção. A Albânia tem alguns internacionais e também é forte. Estamos felizes e orgulhosos. Estar no Europeu é um grande passo para nós. Houve muitas mudanças recentemente, mas conseguimos superar e estamos de parabéns”.

Neste momento, Portugal e Miguel Tavares – que atua no Rennes, em França – lideram o Grupo D, com mais dois pontos do que a Áustria, mais sete do que a Albânia, a sua adversária no derradeiro jogo de apuramento, agendado para 9 de janeiro, em Tirana, a capital albanesa, e mais nove pontos do que a Croácia.

O primeiro classificado de cada grupo apura-se diretamente para a fase final, assim como os cinco melhores segundos classificados dos sete grupos.

Recorde-se que a fase final do Europeu de voleibol vai decorrer em França, na Eslovénia, na Bélgica e na Holanda, de 13 a 29 de setembro.

Em França vai haver jogos nas cidades de Montpellier, Nantes e Paris. Aliás a final da prova vai ser em território francês, em Paris, no AccorHotels Arena.

[pro_ad_display_adzone id=”20126″]