LusoJornal / Luísa Semedo

Fórum CCPF juntou associações lusófonas de França no Consulado de Paris

No sábado passado, dia 26 de maio, teve lugar no Consulado Geral de Portugal em Paris, o 3° Fórum CCPF (Coordenação das Coletividades Portuguesas de França) das Associações Lusófonas de França. Estiveram presentes cerca de duas dezenas de associações assim que alguns dos parceiros do evento.

O objetivo principal do Fórum CCPF é o de possibilitar um espaço aberto ao público a fim de dinamizar a rede associativa lusófona em França, permitindo a cada associação de apresentar e de promover as suas atividades, de incentivar a adesão de novos membros ou voluntária(o)s e de pôr em contacto as associações para partilha de experiências e criação de projetos comuns.

O Fórum era gratuito tanto para o público como para as associações.

As associações presentes no Fórum CCPF abrangiam vários países da lusofonia, como o Brasil, Angola ou Cabo Verde e várias temáticas como a cidadania, juventude, língua portuguesa, cultura, música, memória e solidariedade.

O 3° Fórum CCPF foi ainda um momento de aprendizagem com vários ateliers de formação tais como «Como falar em público» e «Como criar um projeto associativo», assegurados pela Presidente Marie-Hélène Euvrard, e ainda o atelier «Como financiar um projeto» assegurado pelo Adido Social no Consulado Geral de Portugal em Paris, Joaquim do Rosário e ainda pelo Adjunto ao Cônsul Geral, Miguel Costa.

A Presidente da CCPF mostrou-se satisfeita com o resultado. «Os participantes ficaram entusiastas com as formações e gostariam que estas formações continuassem e essa é precisamente uma das missões da CCPF».

Para além dos vários stands associativos e dos parceiros, o 3° Fórum CCPF contou com um momento musical proporcionado pela(o)s aluna(o)s da associação Academia do Fado, presidida por Valérie do Carmo.

A Presidente Marie-Hélène Euvrard fez um apelo à «conjunção de sinergias», reiterando o lema da CCPF – «Juntos somos mais fortes» – e mostrou a disponibilidade da Coordenação para a ajuda à criação de projetos por parte de todas as associações como por exemplo na organização de «estadias linguísticas» em Portugal que a CCPF já organiza há alguns anos com sucesso. E deu encontro às associações para dia 13 de outubro, na Mairie de Paris, dia do Encontro Nacional organizado pelo 15° ano consecutivo.

A CCPF é uma coordenação de associações e coletividades que existe há mais de 30 anos com o objetivo de promover e desenvolver a rede associativa, e de permitir uma consciencialização das associações da importância das suas atividades a nível social, cultural e cívico. Valorizando a diversidade cultural, a CCPF desenvolve as suas atividades em torno de cinco eixos principais: social, cultural, juventude, cidadania e lusofonia.

 

www.ccpf-france.org

contactccpf@gmail.com

06 86 08 26 20