18 Jovens lusodescendentes crismados na Catedral de Saint Jean em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

No sabado dia 27 de maio, a Comunidade católica portuguesa de Lyon e os seus crismantes, assim como as suas familias, estiveram em festa pois no final do percurso de formação que durou onze meses, 18 jovens lusodescendentes receberam o sacramento da Crisma.

A cerimónia começou pelas 4h00 da tarde, na milenária Catedral de Saint Jean, situada no 5° bairro de Lyon, numa cerimónia presidida pelo Arcebispo da Diocese de Lyon, Olivier de Germay. No total, nesse dia foram Crismados 140 jovens de toda a Diocese, com idades compreendidas dos entre os 16 e os 54 anos.

“Estou muito feliz com o que aqui vivi hoje. Foi mais uma etapa na minha vida espiritual que aqui completei, com todos os seus valores e ensinamentos” disse ao LusoJornal João Simões, um dos crismados. “Eu tinha-me afastado um pouco da prática espiritual, mas penso que agora, daqui para a frente, tudo será mais claro e com novas expectivas espirituais para mim”.

O padre Matteo, responsavel dela Comunidade católica portuguesa de Lyon, fez saber que para o próximo ano 23/24, as inscrições já estão abertas e pede que as pessoas se insvrevam “o mais depressa possível” porque as formações são feitas com um número máximo de 25 a 30 jovens adultos.

“Para 2023, farei o possível para que um bispo venha dar a crismação só para a Comunidade portuguesa, numa data a escolher, para que a festa seja ainda maior e com maiores impactos evangelizadores” disse o Padre Matteo ao LusoJornal. “A Comunidade está muito adormecida e precisa que lhe falem de Cristo, das suas obras e dos evangelhos. O materialismo e o consumismo tem afastado muita gente de Deus e a comunidade não faz exceção. Estamos em terras de evangelizaçao, não só em França, mas também em Portugal e na Europa em geral.

A partir de outubro, a Comunidade católica portuguesa terá a posssiblidade de assistir à Missa três vezes por mês, nas duas paróquias, Natividade (no segundo ou quarto domingo do mê), em Grandclement e St Bruno, na Croix Rousse, (no primeiro e terceiro domingos do mês).

A equipa pastoral acolhe as familias e propoe os serviços da catequese e de preparação para os sacramentos no seio da Comunidade, durante todo o ano. Os casamentos a serem rezalizados em Portugal necessitam de três a quatro meses de preparação admnistrativa e cinco meses de formação espiritual ao ritmo de um encontro dos dois noivos por mês.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]