23ª Semana cultural luso-francesa foi inaugurada em Dijon

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

Está a decorrer na União Luso-Francesa-Europeia (ULFE) de Dijon, a 23ª edição da Semana cultural franco-portuguesa.

Inaugurada no sábado passado, pelas 11h00, pelo Presidente da associação, António da Costa, este evento contou com a presença de Nathalie de Oliveira, Deputada no Parlamento Português eleita pela círculo eleitoral da Europa, José de Almeida, Maire de Longvic, nos arredores de Dijon, Sladana Zivkovic, Conselheira municipal de Dijon, delegada à Europa e às relações internacionais, ao turismo e congressos, Pierre Cuin, Chefe de gabinete do Deputado Didier Martin, Delphine Blaya e Georges Muzui, Conselheiros municipais de Dijon, assim como Isabel Paulo, Conselheira municipal de Chalon-sur-Saône.

Presente igualmente Ilídio Louro, em representação da Associação dos Portugueses de Autun, e Jean Michel Menesclou em representação da Associação “Les vendengeurs” de Quetigny.

Depois da apresentação do programa da Semana Cultural por António da Costa, e breves discursos dos convidados, seguiu-se o tradicional “Copo da amizade”, com especialidades culinárias portuguesas e regionais da Bourgogne.

Ainda no sábado e em desfecho deste primeiro dia, teve lugar uma Noite de gala com jantar de confraternização e espetáculo de Fados com Sophie Paula acompanhada por Filipe de Sousa e Dominique Oguic.

Em abertura contou-se com a presença do Grupo de Fados da ULFE, com Alexandra à guitarra portuguesa, François à viola, e com os fadistas Linda, António e Remy.

O jovem Remy que viria a ser afinal a grande vedeta da noite, onde mostrou todo o seu talento para o fado, com a sua voz potente e multi-timbre, desconhecida até então, e que caiu na graça de um público apreciador.

Durante a Semana Cultural, que terminará no domingo com o tradicional Festival folclórico, várias manifestações terão lugar na sede da associação, onde salientamos uma exposição intitulada “1940 L’Exil Pour la Vie”,que terá lugar até 14 de maio, das 14h00 às 19h00, consagrada à vida e feitos de Aristides Sousa Mendes.

Projeções de filmes, festival folclórico infantil e baile “folk”, são outros dos momentos desta Semana cultural.

De salientar, por fim, o fim de época futebolística da associação, onde nestas duas últimas jornadas, as duas equipas da associação jogam a subida de divisão.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]