LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Aurélio Pinto


Quando se está no alto de uma montanha ou à beira de uma falésia num dia límpido, a contemplar a imensidão solene da natureza e a respirar a pureza do ar, com a possibilidade de gritar o que nos vai na alma, ou ao contrário, meditar em silêncio, sem entraves, sem críticas, tem-se a sensação de liberdade total.

Foi essa a sensação que tive no 25 de abril, há 40 anos.

Em 1974 já ia no 10° ano de presença em França. Tinha ido à Inspeção militar em Lisboa, em 1964, porque queria que se soubesse que quem iria escolher o meu futuro seria eu próprio. Fiquei apurado e emigrei! Aqui encontrei a liberdade do dia-a-dia, mas sem a possibilidade de sair de França e sem beneficiar dos mesmos direitos dos anfitriões.

Quando chegou o 25 de Abril abriram-se as portas que estavam, havia mais de 40 anos, fechadas a todos os Portugueses, entrou no país uma lufada de ar puro que aqui também respirei. Liberdade, Democracia, vida melhor!

Agora pergunto ao vento que passa: para onde vais meu país?

.

Aurélio Pinto

Ex-Presidente da CCPF

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.