LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – José Batista de Matos


Eu estava a dirigir um “chantier” do RER em Fontenay-sous-Bois, a cidade onde resido há quase 50 anos. A Direção da empresa organizou um convívio habitual no início de cada obra, com os quadros da empresa, os técnicos e os autarcas das cidades onde se realizavam as obras. Naquele dia, mais ou menos ao meio-dia, eu andava eufórico. Sim, eufórico. A minha alegria não tinha limites, até que o Diretor Geral da empresa, admirado, perguntou-me por que razão agia daquela forma. A resposta veio do fundo do meu interior, do coração, da alma: “Senhor Diretor, eu estou assim porque o meu país, Portugal, é livre, como a França!”

Em 1982, com a ajuda de compatriotas, materializei esta data gloriosa, Dia da conquista da Liberdade no país dos Ditadores e Fascistas, com a realização do único monumento ao 25 de Abril fora de Portugal e o primeiro construído no mundo! Foi uma vitória da Comunidade portuguesa de Fontenay-sous-Bois, com a ajuda do Maire da época, o grande Homem e Democrata, Louis Bayeurté.

.

José Batista de Matos

Ex-dirigente associativo

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.