LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – José Cruz


O 25 de Abril é uma data mágica. No 25 de abril de 1974 foi o dia em que Portugal disse Stop. Basta! Nesse dia, jovens soldados, arriscando a vida, pegaram em armas para libertar Portugal da mais antiga ditadura da Europa, do fascismo e do autoritarismo.

Em 25 de abril de 1974, os jovens Capitães de Avril e seus homens, reacenderam, no início da manhã, a chama da esperança.

Muito rapidamente, juntou-se-lhes a população que saiu às ruas para os apoiar e gritar com eles: “Democratização, Descolonização, Desenvolvimento”.

Homens, mulheres e crianças foram, durante demasiado tempo, privados do seu direito mais básico, o de pensar livremente.

No dia 25 de abril de 1974, juntos, uniram as vozes para gritar “Liberdade”. A chama tornou-se fogo, o fogo espalhou-se por todo o país e até no estrangeiro.

No 25 de Abril, os homens foram libertados das correntes.

25 de Abril é o Dia da Liberdade.

“Abril Sempre 25”.

.

José Cruz

Humorista

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.