25 de Abril foi festejado em Feyzin

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No sábado passado, dia 29 de abril, a Associação cultural portuguesa de Feyzin (ACPF) organizou um evento comemorativo e festivo para marcar os 49 anos do 25 de Abril, na sede da associação e na Biblioteca de Feyzin.

Do programa constou a projeção do filme «O Cônsul de Bordeaux» que retraça a epopeia humanitária de Aristides de Sousa Mendes durante a II Guerra mundial, ajudando e salvando milhares de Judeus, que fugiram em direção a Portugal, e depois para o continente americano, com Visas do Estado português.

Perto de 50 espectadores puderam apreciar esta obra cinematográfica na sala de cinema da Biblioteca municipal, seguida de um pequeno debate e de um ‘aperitivo’ servido com especialidades portuguesas.

O público era essencialmente francês, mas muito interessado pela história do antigo Cônsul português de Bordeaux, mas a conversa também evocou de perto a Revolução dos Cravos, do dia 25 de abril de 1974.

“Gostei muito, e é uma passagem da história portuguesa e francesa, pois passou-se em França, o que é muito interessante para mim, e eu ignorava completamente” disse ao LusoJornal Joelle Brun.

Mais tarde, na sala da APCF estava preparado um jantar de confraternização, onde vários autarcas da Mairie de Feyzin estavam presentes.

Foi servido um Bacalhau à moda de Braga, e seguiu-se uma troca de impressões e de opiniões sobre o filme e sobre o 25 de Abril, que alimentou as conversas até tarde na noite.

As próximas atividades da associação vão ter lugar no mês de junho, com a Festa do S. João, com as tradicionais sardinhadas e no dia 7 de julho vai ser organizado o já tradicional Festival de folclore, como explicou ao LusoJornal Maria Ferreira, a Secretária desta coletividade.

A Associação de Feyzin tem agora nova Direção e juntamente com a Associação de Trevoux, foram as associações portuguesas que festejaram quase meio seculo da Revolução dos Cravos na região de Lyon.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]