Lusa | José Sena Goulão

25 de Abril : Marcelo Rebelo de Sousa agradece «calorosa mensagen» de Emmanuel Macron


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu ao presidente de França, Emmanuel Macron, pela “calorosa mensagem” em que assinalou os 50 anos do 25 de Abril.

Esta informação consta de uma nota publicada ontem no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ao Presidente Emmanuel Macron e ao Presidente Joe Biden pelas calorosas mensagens nas quais assinalaram o cinquentenário da Revolução do 25 de abril”, lê-se na nota.

Segundo a mesma nota, “os Chefes de Estado da República Francesa e dos Estados Unidos da América felicitaram Portugal e, em particular, a extensa diáspora portuguesa que reside nos seus países, por este marco essencial para a democracia na Europa e também no mundo, prestando ainda homenagem aos principais protagonistas da Revolução dos Cravos”.

Na véspera do 25 de Abril, o Presidente francês, Emmanuel Macron, divulgou um vídeo a assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

“Gostaria de associar-me aos nossos amigos em Portugal, aos portugueses em França e a todos os nossos compatriotas de origem portuguesa para celebrar este aniversário, tão importante para a democracia na Europa”, disse o Chefe de Estado francês.

O Presidente francês referiu que “o 25 de Abril de 1974 marcou o fim da mais antiga ditadura da Europa ocidental” e elogiou os jovens Capitães de Abril: “Nem trinta anos tinham e já eram heróis. A Europa de hoje deve muito à sua coragem”.

Emmanuel Macron mencionou que a canção “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, foi gravada em França, em 1971, e recordou também Mário Soares, Álvaro Cunhal e Emídio Guerreiro, que estiveram exilados em França. Terminou a sua mensagem exclamando, em português: “25 de Abril, sempre! Viva Portugal, obrigado a Portugal”.