250 anos depois: primeira “Aula da Esfera” dos tempos modernos teve lugar na Sorbonne Nouvelle

Na quinta-feira da semana passada teve lugar na Universidade de Paris 3 Sorbonne Nouvelle uma “aula histórica” e “com alto valor simbólico”: a Aula da Esfera. Histórica porque a última Aula da Esfera teve lugar em 1769! Há mais de 250 anos. A iniciativa deve-se a Carlos Henriques Pereira, professor desta universidade parisiense.

A Aula da Esfera teve lugar durante cerca de 170 anos, entre 1590 e 1769, no Colégio Jesuíta de Santo Antão, em Lisboa. “O Colégio dos Jesuítas era um colégio superior de educação e esta Aula, era, na prática, uma lição de cultura geral” explica ao LusoJornal Carlos Pereira.

Quando foi criada, a Aula da Esfera tinha como vocação lecionar um ensino transversal e multidisciplinar, das matemáticas, à teologia, passando pela astrofísica, pela medicina ou pelas ciências náuticas. “Esta Aula da Esfera apenas teve lugar em Lisboa, e em mais nenhum país do mundo” lembrou Carlos Pereira na sua intervenção inicial, e era dada unicamente em língua portuguesa, e não em Latim, como costumava ser o caso nos colégios jesuítas. Acolhia professores de várias disciplinas, muitas vezes estrangeiros, que se deslocavam a Lisboa “para formar os pilotos das caravelas, os engenheiros, mas também os filósofos e os teólogos”.

Lembrando que Portugal é o único país no mundo que tem como símbolo a esfera armilar – que Carlos Henriques Pereira apresentou perante um anfiteatro cheio – o organizador desta Aula da Esfera dos tempos modernos diz que “é uma grande honra a Sorbonne reabrir hoje, aqui, esta Aula da Esfera”.

Para esta primeira Aula da Esfera, Carlos Pereira convidou Eric Chametant, Jesuíta, historiador e filósofo, que apresentou aos alunos a história dos Jesuítas – ou da Companhia de Jesus – desde a sua criação por Ignace de Loyola, até à sua dissolução em 1773 e depois ao seu ressurgimento já no século 19.

O segundo convidado da aula foi o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria da Costa, que apresentou a cidade e a sua região.