270 Participantes na Gala de Natal da Academia do Bacalhau Português

Numa sala cheia no máximo da sua capacidade, a Academia do Bacalhau de Paris (ABP) proporcionou, no seu último evento de 2017, um programa variado aos seus 270 convivas.

No cenário excecional da grande Sala de Festas da Mairie de Saint Maur-des-Fossés (94), o Maire Sylvain Berrios acolheu a Gala de Natal da ABP de 2017. Mais do que participar na refeição, o Maire ficou quase toda a tarde na companhia dos ‘Compadres’ e ‘Comadres’, ainda que as suas obrigações profissionais o tenham obrigado a deixar os seus convidados antes do fim do evento.

Um buffet extraordinário esperava os convidados desde a sua chegada. Pratos frios e quentes, tradicionais da gastronomia portuguesa, permitiram aos convivas entreter a barriga enquanto esperavam para entrar na sala de refeições.

Ao entrar no salão, onde cada mesa tinha o nome de um prato tradicional de bacalhau e respetiva receita, toda a gente ficou maravilhada com a decoração e o espaço em si. A Academia deixou um «grande obrigado» à ‘Comadre’ Clotilde Lopes, que deu o seu melhor, juntamente com a sua equipa, para receber nas melhores condições os 270 participantes do evento. «Um obrigado também à Canelas, que proporcionou um serviço à altura da ocasião» diz o Presidente Fernando Lopes.

Este 10 de dezembro foi também a ocasião da ABP acolher pela primeira vez o Embaixador de Portugal em Paris, acabado de chegar da China, onde exerceu as funções de Embaixador durante vários anos. A sua cortesia e vontade de conviver com o maior número de pessoas possível demonstram uma abertura e proximidade com a Comunidade. A ABP desejou-lhe o maior sucesso.

No fim do seu discurso, o Embaixador convidou oficialmente a ABP a realizar a sua Assembleia Geral de fevereiro de 2018 nos salões da Embaixada de Portugal em Paris.

«Tivemos também o prazer de acolher entre nós o Adjunto da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, que se deslocou para agradecer à ABP o apoio financeiro (40.000 €) que serviu para ajudar a reconstruir as casas destruídas no incêndio de Pedrógão Grande, em junho de 2017». Igualmente presente esteve um representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Tenente-Coronel José Fernandes, que quis, à sua maneira, prestar uma homenagem à Comunidade pela ajuda recebida no triste período estival em Portugal.

A outra boa surpresa do dia foi poder contar com os Presidentes das Academias-afilhadas: Rouen, com a ‘Comadre’ Glória Silva e o ‘Compadre-Presidente’ Joaquim Monteiro, e Bruxelas com o ‘Compadre-Presidente’ Armindo Maia. Mais inesperado foi a presença do Presidente da Academia do Bacalhau do Porto, César Gomes de Pina, e da sua esposa, Nini Pina.

Apesar dos longos discursos que serviram para apresentar a Academia ao novo Embaixador e aos convidados que não conheciam a ABP, a Assembleia ouviu com a maior atenção os diversos intervenientes: o Tenente-Coronel da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Maire de Saint Maur e o Embaixador de Portugal em França que foram unânimes no elogio à maravilhosa Comunidade portuguesa residente em França.

Depois desta primeira parte, os convivas degustaram dois pratos de exceção, em que o bacalhau português demonstrou que é digno de fazer parte das ementas dos melhores restaurantes do mundo inteiro. Um grande obrigado à Canelas e ao chef vindo propositadamente do Porto, onde é responsável por um restaurante onde partilha o seu amor pelo bacalhau.

Depois desta pausa, a ABP recebeu oficialmente quatro novos membros: Ana Maria Fernandes apadrinhada por Alfredo Lima, Paula Teles Boussard apadrinhada por Mário Martins, Margarida Souto Esteves apadrinhada por José Dias e Armindo Freire apadrinhado por Armindo Gameiro.

De seguida, vivemos alguns momentos de emoção, quando Arthur Machado, Presidente do US Lusitanos de Saint Maur, entregou a camisola do seu clube ao Embaixador de Portugal em França.

Depois, foi a vez do Presidente da Academia do Bacalhau de Rouen, Joaquim Monteiro, oferecer ao ‘Compadre’ Valdemar Francisco, Presidente da associação “Les Amis du Plateau”, uma magnífica tela com um par de botas usadas, símbolo do longo caminho percorrido por milhares de emigrantes portugueses aquando da sua viagem entre Portugal e França.

O nível de emoção subiu ainda mais quando o Presidente da Academia do Bacalhau do Porto pediu à sua esposa que lesse um texto que, infelizmente, ele não tem condições de saúde para poder ler por si próprio. No texto, César Pina agradeceu a todos os seus amigos de Paris e, especialmente, ao Compadre António Fernandes por toda a sua amizade. Agradeceu também à ABP e ao seu Presidente o convite para estar presente nesta gala. Anunciou ainda que o Porto está orgulhoso por receber em 2019 o Congresso Mundial das Academias do Bacalhau e fez votos de que aconteça, pela primeira vez, uma geminação entre Academias.

Esta tarde de festa não podia terminar sem uma animação musical: Jorge Palma e o seu piano transportaram os presentes por momentos inesquecíveis com as suas músicas incontornáveis. Atuou ainda o grupo Pregões de Lisboa, que permitiu terminar a tarde com bom-humor.

Foi com alguns sinais de cansaço que o Presidente Fernando Lopes pôs fim à gala da ABP às 18h15, indicando que os fundos angariados no evento, 5.000€, serão entregues à Liga dos Bombeiros Portugueses para a ajudar as famílias de bombeiros portugueses em necessidade.

Isabel da Ponte ofereceu os vinhos tintos e brancos e Paulo Matos, mais uma vez, ofereceu o serviço de som e iluminação.