Ferro Rodrigues
Lusa / Tiago Petinga

4° Fórum mundial dos antigos alunos dos liceus franceses

O 4° Fórum mundial dos antigos alunos dos liceus franceses teve lugar nos passados dias 7 e 8 de abril, em Lisboa, depois de se terem realizado em Viena (2013), Casablanca (2011) e Paris (2009). O convidado de honra deste ano foi o Presidente da Assembleia da República de Portugal, Eduardo Ferro Rodrigues, antigo aluno do Liceu Charles Lepierre de Lisboa e que foi, durante alguns anos, Embaixador de Portugal junto da OCDE, em Paris.

Este encontro mundial, organizado conjuntamente pelo Liceu francês Charles Lepierre de Lisboa, pela Associação dos Antigos alunos do Liceu francês Charles Lepierre e pela Associação dos Liceus Franceses de todo o mundo (ALFM), com o apoio da Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro – AEFE, deu lugar a reuniões, debates, ateliers e mesas redondas com os representantes de cerca de 80 associações locais que promovem a rede dos antigos alunos, ou seja 600.000 antigos alunos espalhados pelos cinco continentes.

A rede dos antigos alunos dos liceus franceses no mundo reúne actualmente um número importante de diferentes personalidades de renome dos setores empresarial, político, artístico, mediático, etc. O seu sucesso testemunha a qualidade do ensino francês no estrangeiro – ministrado em 137 países através de 495 estabelecimentos – do qual eles são os principais e melhores representantes no mundo.