LusoJornal | Carlos Pereira

5 Novos funcionários entraram hoje ao serviço no Consulado de Portugal em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

Entraram hoje ao serviço mais 5 novos funcionários no Consulado Geral de Portugal em Paris, que vão reforçar a equipa de atendimento ao público, para reduzir os tempos de espera que neste momento estão no ponto máximo.

O concurso foi aberto em outubro do ano passado, pela então Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, mas o anúncio da entrada hoje ao serviço dos novos funcionários foi feito pelo Secretário de Estado Paulo Cafôfo, que se encontra atualmente em visita oficial a França.

“Nós sabemos que a espera e o atendimento por vezes não é o desejado” confessou o Secretário de Estado ao LusoJornal. “Estamos a dar uma resposta com mais 5 funcionários, mas é um caminho que nós devemos seguir para criar estabilidade” e prometeu que “esse investimento nos recursos humanos irá continuar”.

Este reforço corresponde a mais de 10% do efetivo de funcionários neste posto consular, que é considerado o maior do mundo, e que passa agora de 44 para 49 funcionários.

Mas a entrada ao serviço destes 5 funcionários não implica um aumento imediato da capacidade de atendimento do posto. “Como é natural, as pessoas que vão exercer estas funções necessitam sempre de um período de adaptação, como qualquer atividade, em qualquer profissão, mas estarão já ao serviço e estando ao serviço, serão integrados já em trabalho concreto e prático e nas respostas que são necessárias dar nos atos consulares” disse Paulo Cafôfo ao LusoJornal.

“A contratação pública e neste caso a contratação de pessoal, obedece a diversos trâmites. Antes de mais com o Ministério das Finanças e depois com os prazos que são estabelecidos nos concursos públicos e que têm que ser respeitados, porque nós temos de respeitar a lei acima de tudo. O que nos compete a nós é tornar esse processo mais célere e garantir que esses recursos não possam falhar” explicou o Secretário de Estado confrontado com o prazo de cerca de meio ano entre a abertura do concurso e a entrada efetiva dos funcionários no Consulado.

Mas Paulo Cafôfo também quis “reconhecer o trabalho que é feito pelos funcionários consulares aqui em França e particularmente em Paris. São 150.000 atos consulares, é um volume de trabalho imenso e eu queria aqui, antes de mais, salvaguardar que os funcionários desta casa fazem o melhor que podem, o melhor que sabem, para dar as respostas necessárias” explica Paulo Cafôfo quando confrontado com as queixas dos utentes. “Também reconheço que há diversos problemas. Eu não estou aqui para esconder problemas, estou aqui para resolver os problemas. Aquilo que estamos a fazer é delinear uma estratégia que assenta em novas ferramentas digitais e num maior reforço dos recursos humanos. E, seja pelos recursos humanos, seja pelas novas ferramentas tecnológicas, a situação irá melhorar” prometeu.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]