Feira Lusitana de Toulouse vai ter lugar nos dias 7, 8 e 9 de junho

Nos dias 7, 8 e 9 de junho vai ter lugar a 4ª edição da Foire Lusitanienne de Gastronomie et d’Artisanat de Toulouse, no Parc des Gironis, Chemin du Chapitre, em Toulouse (31). A organização anuncia entrada livre e espetáculos gratuitos, “com possibilidade de restauração no local”.

A Feira tem inauguração oficial na sexta-feira às 18h00, na presença de várias personalidades e segue-se depois um espetáculo de folclore com o grupo Vila Rosa de Toulouse, seguido de uma festa animada pelo artista Jorge Guerreiro.

No sábado também vai atuar um grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro, que se deslocam propositadamente de Portugal para este evento. Aliás, o dia de sábado vai ser consagrado aos jogos tradicionais portugueses.

Para além do espetáculo de Jorge Guerreiro na sexta-feira, no sábado ao fim da tarde vão atuar os cantadores ao desafio Henrique Lindoso e Cristiana Antunes. À noite sobe ao palco o agrupamento musical “Só Baile”, que se desloca de Vila Real.

No domingo à tarde sobe ao palco o cantor Zé Moreno, que atua até ao encerramento da Feira às 18h00.

Durante os três dias cerca de três dezenas de stands vão propor produtos portugueses, que certamente vão ter o mesmo sucesso que tiveram nas três primeiras edições da Feira. Haverá fumeiro, queijos, doçaria e padaria tradicional, vinhos, mas também alumínios, materiais de construção, instituições bancárias, bijutaria, cortiça, imobiliárias… e ainda três restaurantes locais.

Este é um evento que reproduz experiências de Nanterre e de Cenon, guardando aspetos positivos destas duas outras Feiras.

No domingo de manhã, a organização anuncia uma Missa campal e a novidade deste ano é a organização de um Atelier Cultural, no sábado, com crianças dos cursos de português, sobre a temática do 10 de junho. A professora de português Cristina Graça juntou-se à organização do evento e vai sugerir aos alunos a criação de um mural sobre o Dia de Portugal, que vai depois ser exposto durante os três dias da Feira. Este evento foi financiado pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), da Secretaria de Estado das Comunidades.

Aliás, durante este Atelier Cultural vão ser apresentadas pelo Diretor Geral do Ensino Superior, João Queirós, as possibilidades especiais de ingresso nas Universidades portuguesas, no quadro do contingente especial para lusodescendentes.

Desde a primeira edição, em 2016, foi criada uma associação organizadora da feira – a Comission organisatrice de la Foire lusitanienne de gastronomie et d’artisanat de Toulouse -, criada por elementos de três associações portuguesas do bairro de La Fourguette: Associação Nossa Senhora de Fátima, Associação La Cabane e Grupo folclórico Vila Rosa.

Visto a forte adesão de público, a Feira deixou de ser organizada numa sala fechada para passar a ser organizada ao ar livre, num dos parques da cidade cedido pela autarquia. Este ano, a Feira adota também uma componente ambiental com recurso a copos em plástico reciclável, seguindo as mais recentes regras europeias.

José Rodrigues, o Presidente da Comissão organizadora, anuncia a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, mas também do Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez João Manuel Esteves, do Vice Cônsul de Portugal em Toulouse Miguel Costa, dos Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Europa Carlos Gonçalves e Paulo Pisco, do Conselheiro das Comunidades António Capela, mas também de Romuald Pagnucco, Maire du quartier de La Fourguette e até de Jean-Luc Moudenc, Maire de Toulouse.

José Luís Carneiro está anunciado no Marché Portugais de Cenon, no dia 7, na Feira Lusitana de Toulouse, no dia 8, e na Festa franco-portuguesa de Pontault-Combault, no domingo 9 de junho.

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]