Lusodescendentes reunidos em Bragança

A região de Bragança recebe durante uma semana um grupo de 50 jovens lusodescendentes num encontro que assinala o Dia Internacional da Juventude, com sessões de trabalho e visitas ao território, informaram os promotores.

O Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes junta “portugueses de cá e de lá” que são animadores de juventude, numa iniciativa da associação lusodescendente CAP Magellan fundada em Paris para o intercâmbio entre a França, Portugal e os países de língua portuguesa, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes.

A associação promove há cinco anos este encontro internacional, que este ano decorre na região de Bragança, enquadrado nas comemorações oficiais do Dia Internacional da Juventude organizadas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Sob o lema “Better Together (melhor juntos)! Uma rede para a empregabilidade dos jovens na Europa”, o encontro visa, como divulgou a CIM Terras de Trás-os-Montes, “criar uma rede europeia de animadores de juventude lusodescendentes e lusófonos, pessoas que trabalhem com jovens e que estejam em contacto com pessoas ativas na política, associações e empresas originárias de vários países para comunicar e partilhar experiências pessoais, individuais e coletivas”.

Durante os dias do encontro, é ministrada formação aos atores de juventude e jovens presentes, oriundos vários países europeus e de várias nacionalidades, em atividades como seminários, ações de formação e ateliês.

O programa formativo decorre na Pousada da Juventude de Bragança, até quarta-feira.

Além das sessões de trabalho, os jovens terão também oportunidade de percorrer o território das Terras de Trás-os-Montes com um programa lúdico que passa por Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro.

O grupo visitará também a cidade de Bragança e Alfândega da Fé e Vila Flor, ficando a conhecer os nove concelhos da Comunidade Intermunicipal.

Esta iniciativa é uma das ações resultantes de uma parceria estabelecida entre a CIM Terras de Trás-os-Montes e a CAP Magellan “com o intuito de dinamizar, valorizar e divulgar o território”. No âmbito desta colaboração, a Terras de Trás-os-Montes participará, como região convidada, na Noite de Gala, programada para 12 de outubro na Câmara de Paris.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]