A extrema-direita em discussão no Instituto Alter’Brasilis

O Instituto Alter’Brasilis organiza um encontro com o autor Milton Blay em torno do seu livro “Europa hipnotizada – a escalada da extrema-direita”, na quarta-feira, dia 23 de outubro, a partir das 19h00.

O livro do jornalista radicado em Paris há quatro décadas é publicado pela Editora Contexto. Parte da constatação que a Europa viveu 70 anos em paz e agora está ameaçada de desintegração pelo avanço dos populismos e da tentação nacionalista, até mesmo em países centrais, como França, Alemanha, Áustria, Holanda e Itália.

Juntando memórias pessoais e profissionais, misturadas a um poder de análise jornalística, Milton Blay, segundo a sua editora, traz nesta obra questões prementes relacionadas ao contexto atual, como imigração, terrorismo, refugiados, islamofobia, antissemitismo, o status do jornalismo, fake-news, redes sociais. Tudo sob o prisma do momento pelo qual passa não só a Europa, mas também o Brasil e o restante mundo.

Dessa forma, explica a editora “Blay mostra uma Europa bestificada diante do avanço da nova direita. Não, não é o liberalismo que paralisa o continente, mas o ultranacionalismo, que se apresenta como defensor dos direitos dos antigos cidadãos. Usando o nome da História em vão volta-se até a Idade Média para mostrar uma herança difícil de garantir: nem os santos de então eram tão puros, muito menos os puros de hoje são tão santos”.

Milton Blay formou-se em Direito pela USP e em Jornalismo pela FIAM, tem um Master do Centre d’Études Diplomatiques et Stratégiques, um Mestrado em Economia e um Doutoramento em Política pela Universidade de Paris 3. Começou sua carreira na rádio Jovem Pan. É atualmente correspondente em Paris do grupo Bandeirantes. Vive na capital francesa desde 1978, tendo trabalhado como correspondente da revista Visão, do jornal Folha de S. Paulo, das rádios Capital, Excelsior (depois CBN) e Eldorado. Ocupou durante 15 anos o cargo de redator-chefe da Rádio France Internationale (RFI), foi Presidente da Associação da Imprensa Latino-americana na França e Maître de conférences da Université de Paris 13. Pela Contexto, publicou “Direto de Paris” e é coautor de “O Brasil no Contexto 1987-2017”.

O Instituto Alter’Brasilis existe desde 2010 e tem como principal objetivo a difusão da cultura brasileira em França e a promoção da língua portuguesa. Para além das aulas de português, o Instituto organiza colóquios e manifestações culturais e artísticas que vão desde a literatura ao cinema.

A entrada é livre, mas a inscrição é recomendada.

 

Institut Alter Brasilis

6 rue de Fourcy

75004 Paris

(Métro Saint-Paul ou Pont Marie)

www.alterbrasilis.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]