LusoJornal / António Borga

Futebol: Marseille de André Villas-Boas derrotou Lille

O Marseille, clube comandado pelo Português André Villas-Boas, derrotou por 2-1 o Lille, onde atuam quatro portugueses, no Estádio Vélodrome num jogo a contar para a 12ª jornada do campeonato de França da primeira divisão de futebol, a Ligue 1.

Os Marselheses perderam os dois últimos jogos, 4-0 na deslocação ao terreno do Paris Saint Germain para o campeonato e 2-1 na deslocação ao terreno do Monaco para a Taça da Liga, por isso tinham de reagir perante um adversário forte, o Lille, vice-campeão de França.

A primeira parte acabou por ser monótona. O Marseille era tímido nas iniciativas para tentar chegar ao golo, enquanto o Lille jogava em contra-ataque. De notar que apenas um jogador português foi titular do lado do Lille, o central Tiago Djaló, enquanto José Fonte e Xeka ficaram no banco de suplentes e Renato Sanches continua lesionado.

O Treinador francês do Lille, Christophe Galtier, decidiu gerir os esforços de certos jogadores visto que na terça-feira o Lille desloca-se ao terreno dos Espanhóis do Valência num jogo decisivo a contar para a Liga dos Campeões europeus, deixando no banco de suplentes José Fonte, defesa imprescindível, e Victor Osimhen, o melhor marcador da equipa.

A segunda parte foi favorável aos Marselheses, muito por culpe dos jogadores do Lille. Aos 48 minutos após um desentendimento entre o guarda-redes francês Mike Maignan e o defesa brasileiro Gabriel, o médio francês do Marseille, Morgan Sanson, apenas teve de empurrar a bola para o fundo da baliza.

Os pupilos de André Villas-Boas passavam para a frente do marcador, mas Christophe Galtier também ia reagir ao colocar em campo o avançado nigeriano Victor Osimhen, enquanto o treinador dos guarda-redes português do Lille, Nuno Santos, foi expulso por protestos.

Apesar de uma tática mais ofensiva, o Lille vai sofrer um segundo tento aos 79 minutos com um golo na própria baliza do defesa brasileiro Gabriel. A tentar aliviar a bola, após um remate do avançado Dimitri Payet, o defesa cabeceou para o fundo da baliza da equipa do Norte da França.

A vencer por 2-0 os Marselheses caminhavam para uma sucesso, mas o Lille ainda reduziu o marcador com um tento aos 83 minutos do defesa francês Adama Soumaoro.

Os minutos finais foram complicados para os pupilos de André Villas-Boas que conseguiram no entanto resistir e vencer por 2-1 o Lille.

Na tabela classificativa o Marseille ocupa o 4° lugar com 19 pontos, enquanto o Lille está na 6ª posição com 18 pontos.

Na próxima jornada, o Lille recebe o Metz a 9 de novembro pelas 20h00, enquanto o Marseille acolhe o Lyon a 10 de novembro pelas 21h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]