Seleção feminina com Mélissa Gomes está cada vez mais perto do Euro

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

A Seleção Portuguesa Feminina de futebol venceu a Albânia por 1-0, num jogo a contar para a sexta jornada e assegurou, no mínimo, o segundo lugar no Grupo E de apuramento para o Europeu, a duas jornadas do encerramento da qualificação.

De notar que a atleta luso-francesa Mélissa Gomes, que joga no Stade de Reims em França, entrou no decorrer do jogo e participou no triunfo das Portuguesas.

Portugal tem 16 pontos, tal como a líder Finlândia, e já não poderá ser ultrapassado pela Escócia, que perdeu o comboio do Euro após derrota com as finlandesas (1-0).

Apuram-se para a fase final, a disputar na Inglaterra, no verão de 2022, os vencedores de cada grupo mais os melhores segundos classificados. Os restantes segundos irão disputar um play-off em data a definir.

Certas na fase final do Euro2022 estão as seleções de Bélgica, Dinamarca, França, Inglaterra, Islândia, Holanda [campeã em título], Noruega, Suécia e a anfitrã Inglaterra. E com presença confirmada nos play-offs estão a Irlanda do Norte, a Rússia e a Ucrânia.

No segundo lugar, e ainda na corrida ao primeiro, estão, além de Portugal, as equipas de Finlândia, Polónia e Espanha.

Com o triunfo frente à Albânia, a armada lusa quebrou o seu recorde de pontos em fases de qualificação (13 pontos) para Europeus, que vigorava desde 2016, altura em que reservou pela primeira vez uma vaga na fase final do torneio.

Desde o arranque da qualificação para o Euro2022, em outubro de 2019, a Seleção Nacional conquistou cinco vitórias e um empate: venceu a Albânia, em casa e fora, por 1-0; bateu o Chipre por 3-0 em Lárnaca e por 1-0 no Estoril; superou a Escócia ao vencer por 1-0, e empatou na receção à Finlândia, por 1-1.

No fim do jogo, Francisco Neto, seleccionador português estava satisfeito com o triunfo: «Foi um jogo difícil. Não foi um jogo brilhante, e onde acusámos a pressão de ter de ganhar. Controlámos bem a primeira parte, com 20 minutos de qualidade, mas os golos não apareceram. Na segunda parte voltámos a entrar bem, mas depois do golo ficámos intranquilos. Tínhamos espaço para ter bola, mas não conseguimos. A Albânia não tinha nada a perder e arriscou. Não há equipas que estejam no nosso patamar de exigência sem saber sofrer. Foi a vitória do caráter e do querer, mais que da organização», afirmou o técnico luso.

 

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 1-0 ALBÂNIA (0-0 ao intervalo)

Portugal: Patrícia Morais, Joana Marchão, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes, Cláudia Neto – Cap (Andreia Norton, 77′), Dolores Silva, Tatiana Pinto, Ana Borges, Carolina Mendes (Diana Silva, 48′), Ana Capeta (Mélissa Gomes, 77′).

Treinador: Francisco Neto

Golos: 1-0 Ana Capeta (57′)

Com Federação Portuguesa de Futebol.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]