Filme dos franceses Marie-Lola Terver e Paul Jousselin vence Festival do cinema de humor de Pombal


A curta-metragem francesa “Les mystérieuses aventures de Claude Conseil”, dos realizadores franceses Marie-Lola Terver e Paul Jousselin, venceu o prémio para melhor filme da 3ª edição do “HaHaArt Film Festival”, um festival dedicado ao cinema de humor que tem lugar em Pombal, no distrito de Leiria.

A história de um casal que vive na floresta foi selecionada pelo júri “pelo encontro provocador entre duas gerações e mundos diferentes, longe de estereótipos”, que, segundo a organização, resultam “num filme cómico, contemporâneo que não esquece a nossa ligação à natureza”.

Claude Conseil (catherine Salviat) passa uma reforma tranquila com o marido (Olivier Saladin) numa casa no meio da floresta. Ela passa o tempo a ouvir e a gravar os pássaros. Mas numa noite de primavera, apelos incessantes e enigmáticos rompem a calma da floresta.

A maior edição de sempre do HaHaArt Film Festival exibiu mais de 60 filmes de vários estilos de comédia. Desses, 39 foram selecionados entre os 333 candidatos para integrarem a secção competitiva. Em Pombal foram projetados filmes da Indonésia, Líbano ou Palestina, mas a maioria dos finalistas chegou de países da Europa.

Segundo a organização, a cargo do Cineclube de Pombal, “apesar da chuva e do frio que se fizeram sentir, o público manteve-se fiel e consistente e aderiu com entusiasmo aos novos formatos e à multiculturalidade e diversidade de abordagens que marcaram os filmes desta edição”.

Em comunicado, os responsáveis pelo HaHaArt consideram que o festival “conquistou já um lugar no panorama nacional de festivais e afirma-se para os participantes como uma referência entre os festivais internacionais dedicados exclusivamente ao cinema de comédia”.

LusoJornal