Foram empossados os novos Conselheiros da Diáspora Açoriana


Um total de 17 Conselheiros da Diáspora foram empossados para a “missão” de representar, junto dos órgãos próprios dos Açores, as preocupações e aspirações das Comunidades emigradas, fortalecendo os laços entre os Açores e a diáspora.

Os 17 Conselheiros foram eleitos durante uma votação que teve lugar entre os dias 20 e 24 de maio, com a participação de 55,54% de um total de 1.408 eleitores registados numa plataforma regional.

Em comunicado, o executivo açoriano adianta que o Presidente do Governo (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, acompanhado pelo Secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, presidiu à cerimónia de tomada de posse dos novos Conselheiros da Diáspora Açoriana, realizada de forma virtual no âmbito das comemorações do Dia da Região, a partir dos Paços do Concelho da Praia da Vitória, na Terceira.

Tomaram posse neste novo Conselho o advogado Richard Ambrósio das Bermudas, os empresários Marcos Borba, Regis Marques Gomes, António Arruda, o professor Marcos Pinheiro e a Procuradora federal Vânia da Silva, todos do Brasil. A escritora Esmeralda Cabral, o Cônsul honorário Paulo Jorge Cabral, o apresentador de televisão Matthew Correia e o advogado Carlos Eduardo de Almeida, todos do Canadá. Pelos Estados Unidos da América, foram eleitos, o representante da SATA, Zeto Carvalho, os empresários Danny de Melo, David Rebelo Pimentel, e a coordenadora de marketing da TAP Air Portugal na América do Norte, Katherine Soares. Foram ainda eleitos a advogada Sofia Ruiz, do Uruguai, o professor universitário Rui Melo Silva pelo continente e Madeira e o gestor Tiago Domingues pelos restantes países.

A cerimónia teve transmissão em direto no canal do Governo dos Açores no Youtube e na página Comunidades Açores na rede social Facebook.

Citado no comunicado, José Manuel Bolieiro valorizou o papel que os açorianos no mundo têm desempenhado ao longo de gerações e disse que o arquipélago conta com estes Conselheiros para “reforçar a ligação entre os Açores e os seus filhos espalhados pelo mundo, numa dinâmica de escuta mútua, representação legítima e construção partilhada”.

O Conselho da Diáspora Açoriana é um órgão consultivo do Governo dos Açores, criado em 2019 e instituído em 2021, que visa assegurar a participação e a auscultação das Comunidades açorianas através dos seus representantes eleitos.