LusoJornal / Jorge Campos

Páscoa «à portuguesa» foi vivida em Lyon

No domingo 1 de abril, domingo de Páscoa, a Comunidade católica portuguesa da região de Lyon viveu as celebrações litúrgicas do domingo de Páscoa, a ressurreição do Senhor Jesus. As paróquias de St. Bruno, em Lyon e da Natividade, em Villeurbanne, acolheram várias centenas de fiéis portugueses que assim partilharam o desfecho das celebrações Pascais.

Em Grand Clemant, na paróquia da Natividade, no final da celebração organizou-se o tradicional «beijar da Cruz» tradição da região do Minho, onde durante cerca de uma hora se sucederam os fiéis para viverem esta homenagem à «Cruz Florida».

Na Paróquia de St. Bruno, a Comunidade francesa juntou-se à Comunidade portuguesa para a mesma homenagem a Cristo Ressuscitado e à Cruz Florida.

«É uma bela tradição e com grande significado, penso eu. É pena que em França, e na nossa Diocese, não se faça esta homenagem, pois é lindo e também comovente esta manifestação aqui feita pela Comunidade portuguesa» disse ao LusoJornal Jean Sourlet, da Croix Rousse.

«Fiquei muito feliz e contente com tudo isto que aqui vivemos. Mesmo se a celebração foi franco-portuguesa, o espírito de Páscoa estava bem presente. A nossa coral animou a celebração e ficámos muito orgulhosos pela presença e qualidade dos cânticos e da animação desta festa pascal» disse por seu lado Georgina Santos, membro do grupo coral. «Eu já participo no grupo coral há mais de quarenta anos, e sempre participarei até Deus me ajudar e der forças. É pena que não se possa também realizar o ‘compasso’ como em Portugal pois assim a festa Pascal seria completa» concluiu ao LusoJornal sorrindo.

O Padre Matteo foi o celebrante.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]